Tocantins

Hotéis e Pousadas

Onde a natureza se mistura, formando um atraente convite. Localizado na maior área geográfica de transição das Américas, o Tocantins guarda imensas riquezas naturais. Aqui, tudo se mistura. O novo e o velho caminham juntos, sem roubo de encanto ou competição. Encontro dos ecossistemas do pantanal, do cerrado e da floresta tropical úmida da Amazônia, o Tocantins tem a responsabilidade de garantir a biodiversidade da região.

Principais Destinos

Outras cidades

Palmas

O turista que optar por aproveitar as praias na capital tocantinense não se arrependerá, pois a programação é recheada de atrações.As principais praias de Palmas são a da Graciosa e a do Prata. Contam com infra-estrutura completa com banheiros, barracas, telefones, policiamento, salva-vidas, posto médico, bares, restaurantes, estacionamentos amplos, quadra de esportes, barracas institucionais, supermercado e caixas eletrônicos.Nas férias do meio do ano, durante os finais de semana, são realizados shows musicais com atrações nacionais e torneios esportivos.Em julho acontece o tradicional CarnaPalmas, considerado a maior micareta da região Norte.

Araguacema

Em Araguacema, distante 265 km de Palmas, estão localizadas duas das maiores praias tocantinenses em extensão e beleza. A Praia da Gaivota, cartão-postal da cidade, é a mais movimentada com infra-estrutura na temporada. A Praia do Meio enche os olhos dos turistas que vão buscar sossego. Outras opções são as praias do Camaleão e da Madalena. O acesso à cidade pode ser feito pelas BR-153, TO-245, TO-080 ou TO-370.

Araguanã

Distante 476 km ao norte de Palmas, é um das cidades mais adequadas à pesca esportiva. No município existem 14 praias. A principal é a Praia de Araguanã, localizada em frente à cidade. Todos os anos é montada uma estrutura com barracas comerciais e de aluguel, telefones públicos e banheiros. Durante toda a temporada acontecem shows artísticos. A cidade oferece hotéis, pousadas, hospital e estabelecimentos comerciais. Acesso pela BR-153 ligando à TO-164.

Araguatins

A cidade de Araguatins, no extremo Norte do Estado, fica a 621 km da Capital. No município, o Rio Araguaia está margeado por rica fauna e flora. O acesso pode ser feito pela BR-153 até Darcinópolis, em seguida pela TO-134 até a BR-230 (Transamazônica), e daí até a cidade. Em sua extensão, ao longo do município, estão distribuídas 24 praias e um número incontável de pequenas ilhas, onde se alternam grandes porções de areia e vegetação, propícias à prática de camping. Nas suas águas, nada melhor que um passeio de barco, para que se possa ver, entre outros atrativos, uma beleza aparentemente intocada.

Cantão

O Parque Estadual do Cantão, com área definida de aproximadamente 90 mil hectares abrangendo os municípios de Caseara e Pium, abriga um dos grandes espetáculos da Amazônia. Em suas ilhas, lagoas, canais e matas alagadas de várzea, encontram-se animais e plantas da floresta Amazônica, do cerrado e dos pantanais do Araguaia, numa exuberância ímpar. Sua área é banhada pelo magnífico rio Araguaia, com suas inúmeras praias de areias brancas e finas, entremeadas por rios como o Coco e Javaé, e canais de águas transparentes e rasas.

Caseara

Um dos municípios mais visitados é Caseara, à 260 km de Palmas. O acesso é feito pela TO-080, rodovia totalmente asfaltada. Os atrativos principais são as praias do Sol e Praia da Ilha, e o Parque Estadual do Cantão, onde podem ser feitos passeios de barco com guia por parte de seus 156 km de lagos navegáveis, e ainda trilhas ecológicas. A cidade possui sete hotéis e bons restaurantes, além da estrutura montada na praia com barracas comerciais, Corpo de Bombeiros, Posto de Saúde, área de banho demarcada e banheiros químicos.

Jalapão

Localizado no leste de Tocantins, cortado por imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente, com temperatura média de 30 ºC e área total de 34 mil Km2, o Jalapão é um verdadeiro oásis no meio do cerrado. Seu nome se origina de uma planta muito comum da região: a erva jalapa-do-Brasil. O Jalapão abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Jalapão, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins e Lagoa do Tocantins, ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe e que passou a condição de parque estadual a partir de 2001.Na região existem seis rios: Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol. A paisagem é árida, com vegetação rasteira que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximas aos rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 metros de altura.

Lagoa da confusão

O belo atrativo turístico está a 206 km de Palmas, na região Centro-Oeste. Destaca a lagoa homônima, com 4,5 km de diâmetro e própria para esportes aquáticos. Tem diversas pousadas confortáveis. A cidade dá acesso à Ilha do Bananal. Chega-se ali pelo trevo de Cristalândia, cidade histórica e com grande tradição de riquezas minerais, como diamantes e cristal de rocha, pela BR-153 ligando à TO-230.


Agradecimentos: SICTUR - Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo.

Fotos Tocantins

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.

Vídeo Tocantins