Urubici (Santa Catarina)

Hotéis e Pousadas

Belas paisagens, reservas ecológicas e um excelente potencial turístico. Localizada na região serrana do Estado, Urubici é a terra das hortaliças, mas é também a terra do turismo, da natureza exuberante, do meio ambiente preservado, das matas de araucárias, cachoeiras e cascatas, dos esportes de aventura, da pesca de trutas e do pinhão.   


Mapa

A base da economia do município são a pecuária e a agricultura, com destaque para a produção de hortaliças. Urubici é o maior produtor de Santa Catarina. Urubuci possui diversas trilhas que levam até os atrativos naturais da região. Boa parte dessas trilhas podem também ser percorridas de bike.

O principal ponto turístico de Urubuci é sem dúvida o Morro da Igreja, o ponto mais alto da região sul e o mais frio do Brasil. No alto de seus 1.828 metros de altitude, já foi registrada a temperatura recorde de -17,8 oC durante o inverno.É nessa época do ano que a neve costuma dar as caras no município, por pelo menos três vezes.

Do alto do Morro da Igreja, pode-se avistar o litoral de Santa Catarina. De lá também pode-se ver a Pedra Furada, outra atração do município. A pedra possui um curioso buraco de 30 metros de diâmetro em seu corpo, e o acesso a ela é feito através de uma difícil trilha.

Urubuci possui também cascatas, sendo a Véu de Noiva e a do Avencal as mais visitadas. Esta última possui uma queda d'água de aproximadamente 100 metros de altura. Também há outras cascatas de fácil acesso, como a Sete Quedas e a do Rio Vacarino.

Algumas cavernas da região guardam inscrições rupestres feitas pelos ancestrais dos índios que habitavam a região até a 400 anos atrás. Outra obra desses índios é a gruta por eles escavada no Morro Pelado, utilizada como abrigo e como templo para pajelanças.

Outra obra do homem que merece uma visita é a estrada que vai até Grão Pará, na Serra do Corvo Branco. As curvas da estrada oferecem visuais magníficos da região.

Como chegar

A partir de Florianópolis, pegue a BR-282 em direção a Bom Retiro. Ao chegar no distrito de Santa Clara, pegue a SC-430 até Urubuci.

Atrativos

Cachoeira do Avencal, Cachoeira Rio dos Bugres.
Cascata Rio Vacariano, Cascata Véu de Noiva.
Caverna Rio dos Bugres
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens
Inscrições Rupestres
Morro da Igreja e Pedra Furada, Morro do Campestre, Morro Pelado.
Neve em Urubici
Parque de Exposições Manoel Prá, Parque Nacional de São Joaquim.
Rio Sete Quedas
Serra do Corvo Branco

Informações Úteis

Rodoviária: (49)3278-4726
Bancos: BB, BESC, Bradesco.

Distâncias

Bom Retiro: 38km
Grão Pará: 60km
São Joaquim: 60km
Lages: 110km
Criciúma: 130km
Florianópolis: 167Km

Fonte: Ministério do Turismo.

Fotos Urubici

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?