Laguna (Santa Catarina)

Hotéis e Pousadas

Paisagens naturais exuberantes. Localizada à 110 km ao sul de Florianópolis, Laguna possui uma população de 70 mil habitantes, na sua grande maioria de origem açoriana. Na temporada, essa população triplica com a vinda de turistas de todo o Brasil e exterior. Por sua história, seus casarões antigos e monumentos, foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Possui 12 praias, algumas ainda em estado virgem, muitas delas ideais para a prática de surf.


Mapa

As praias mais conhecidas são praia do Mar Grosso com 2,5 km de extensão, a praia do Iró conhecida pela beleza de suas pedras vermelhas, Galheta, Itapirubá e praia do Farol. Na praia do Gí encontra-se a Pedra do Frade, um monumento megalítico de 9 m de altura por 5 m de diâmetro esculpida pela natureza ou por povos primitivos.

Além do turismo, Laguna destaca-se na pesca de camarão e siri em suas lagoas. O "camarão Laguna" é considerado um dos melhores do Brasil. Merece também destaque a pesca da Tainha, que ocorre nos meses de maio a julho, realizada com o auxílio de botos que conduzem o cardume em direção à praia.

Conhecida por todo seu potencial turístico, histórico e cultural, Laguna tem o melhor Carnaval do Sul, com desfiles das Escolas de Samba no Centro Histórico e muita festa no Mar Grosso. Seu litoral privilegiado, possui 20 praias que distribuem-se de norte a sul com características diversas, um prato cheio para a prática de esportes como o surfe e o bodyboard. Turistas e atletas adeptos das ondas podem escolher a praia de sua preferência.

O Molhes da Barra com 1km de extensão de terra e pedras, possibilita o tráfego de veículos e facilita a prática do surfe e da pesca artesanal. O Farol de Santa Marta inaugurado em 11 de junho de 1891, construído a 28 metros acima do nível do mar é outro paraíso, atraindo turistas de todas as partes. Outra atração é a Pedra do Frade, um verdadeiro enigma, equilibrando-se em curiosa posição com seus nove metros de altura e cinco de diâmetro desperta a curiosidade de todos. A cidade é contornada por duas grandes Lagoas denominadas Santo Antônio e Mirim.

Do alto do Morro da Glória com seus 126 metros de altura é possível ter um panorama geral da cidade. Os "liquinhos", acessórios utilizados na pesca, transformam a Lagoa à noite numa verdadeira cidade flutuante, que pode ser vista por quilômetros. Como se não bastasse a natureza foi além, em Laguna homens pescadores e botos mantêm uma fantástica e amistosa relação. Declarados patrimônio natural do município desde 1997 através de lei, os botos auxiliam na pesca atraindo o peixe até as redes dos pescadores.

Por esses e tantos outros motivos Laguna é um verdadeiro paraíso para os que aqui vivem e para os turistas de todas as partes. Laguna cultura, arte e história, faça parte deste paraíso, conheça Laguna.

Como chegar

Através da BR-101, pela zona Norte, por Jaguaruna pela zona Sul e Capivari de Baixo pela zona Oeste e BR 116 com conexão SC 436 (Lages) principalmente para turistas residentes no Oeste do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina.

Atrativos

Praia de Itapirubá, Praia do Mar Grosso, Praia do Gi, Praia da Tereza, Praia da Galheta, Prainha do Farol, Praia do Sol, Praia do Iró, Praia Molhes da Barra, Praia dos Botos,
Praia do Ypuã, Praia Grande, Praia da Cigana, Praia de Cabeçuda.
Museu Anita Garibaldi
Casa de Anita
Acervo Garibaldiano (Casa Pinto D’Ulysseia) Wolfgang Ludwig Rau

Informações Úteis

Rodoviária: (48)3644-0208
Bancos: BB, BESC, CEF, HSBC, Bradesco.

Distâncias

Florianópolis: 110Km
Rio de Janeiro: 1254Km
Lages: 247Km
Rio de Janeiro: 1254Km
Imbituba: 30Km

Fonte: Ministério do Turismo e Prefeitura Municipal de Laguna.


Fotos Laguna

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?