Garopaba (Santa Catarina)

Hotéis e Pousadas Imóveis para Temporada

Capital do surf. Garopaba é um município litorâneo da grande Florianópolis, eleito pelo estado como a capital catarinense do Surf, Garopaba é uma enseada, possui praias preservadas, recortadas por dunas e colinas e com excelentes ondas.


Mapa

Acompanhando o desenvolvimento econômico, Garopaba continua seguindo o seu padrão cultural, oferecendo ao morador e visitantes suas belezas naturais, mostrando que desenvolvimento sustentável pode caminhar lado a lado com a cultura. A cidade preocupa-se em mostrar suas tradições, tornando-as um atrativo diferenciado. As novas construções mudaram a aparência de Garopaba, tornando-se mais apresentável e voltada ao atendimento do turista tanto em alta como em baixa temporada.

Os tempos mudaram, porém a cordialidade do povo garopabense continua a mesma, baseada na sua cultura, religião e sua forte relação com o mar, seja através da pesca artesanal ou da relação com o surf e o turismo.

Na década de 70 foi refúgio de Hippies, iniciando assim sua história voltada ao turismo. A cidade possui boa infra-estrutura turística chegando a receber cerca de 100 mil turistas. Nos meses de julho a outubro as baleias Franca, provenientes do sul do continente, visitam as praias do município para se reproduzirem e amamentarem.

O nome Garopaba se origina da Língua Tupi Guarani e significa Enseada das Canoas, Enseada dos Barcos. É de baixa altitude, apresenta um clima subtropical, bom índice pluviométrico e com estações do ano bem caracterizadas. Hidrografia Os rios e lagos existentes em Garopaba são: Rio do Costão da Gamboa, qua banha Gamboa; Rio Siriú, banhando o Siriú e a Lagoa do Siriú que banha Macacú e Costa do Macacú; Rio Garopaba. Palhocinha que desemboca na Lagoa de Garopaba; Rio da Ponte Grande, que banha Encantada e desemboca na Lagoa de Garopaba; Canal do Capão que liga a Lagoa de Garopaba ao Oceano Atlântico. O Rio da Penha que é marco da divisão do município de Garopaba com Paulo Lopes, desembocando no Oceano Atlântico e o Rio Cova Triste que também é utilizado para determinar os limitem com Paulo Lopes.


Atrativos

Baleias Francas
Passeios de Barcos
Surf
Vôo Livre
Praia Gamboa, Siriú, Garopaba, Vigia, Silveira, Ferrugem, da Barra, Ouvidor, Vermelha.

Informações Úteis

Rodoviária: (48)3254-3169
Bnacos: BB, BESC.

Distâncias

Florianópolis: 101km
Laguna: 69km
Tubarão: 79km
Torres: 233km
Porto Alegre: 413km

Fonte: Ministério do Turismo e Prefeitura Municipal de Garopaba.

Fotos Garopaba

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?