Tramandaí (Rio Grande do Sul)

Hotéis e Pousadas

Tramandaí, uma das mais famosas e belas praias do sul do país. Tramandaí é sinônimo de diversão o ano inteiro. O esporte, as variadas opções de lazer, somados às suas belezas naturais e a um belíssimo horto florestal com trilha ecológica, fazem de Tramandaí a Capital das Praias e ponto de referência turística no Rio Grande do Sul.



Mapa

Além de tudo isso, Tramandaí oferece uma das mais agitadas vidas noturnas do Estado, com uma ampla agenda de shows e festas. Mesmo fora da temporada de veraneio, as opções são inúmeras para quem gosta de aproveitar o dia ou a noite. Tire um tempo para aproveitar a vida.

O nome do povoado deve-se ao rio que era notável por sua piscosidade. Tramandaí inicia-se às margens do rio, com ranchinhos de palha que os pequenos pescadores erguiam para a temporada de pesca. Depois, passaram a se fixar aí pela abundância do pescado. Mais gente chegava de Laguna. Também pequenos agricultores da região estabeleceram-se aqui como comerciantes, porque nesta época, 1906, Tramandaí já era procurada como balneário. Havia aproximadamente 80 casas. Dois hotéis já funcionavam durante o verão: Hotel Saúde e Hotel Sperb. A economia passa a girar em torno da pesca e do veraneio.

Em 1908 é construída a primeira capela de Tramandaí, Nossa Senhora dos Navegantes.

Melhorando a via de acesso ao Litoral com a construção da estrada em 1939, a cidade começa a se desenvolver, recebendo grande impulso quando a Petrobrás inaugura o TEDUT nesta região, em 1968. A emancipação político-administrativa de Tramandaí aconteceu em 24 de setembro de 1965.

Com a pesca escasseando e sentindo-se a necessidade de novas habitações para todos que procuram essa praia para o lazer e descanso, a economia passa a girar em torno de nova fonte de renda: a construção civil.

Tramandaí se modifica: mesmo na época de inverno, bares e restaurantes abrem suas portas à noite, o que antes não acontecia.

Hoje, Tramandaí vive duas vidas distintas: a de verão, atendendo e acolhendo milhares de veranistas, oferecendo seu lado de lazer, programações intensas e a de inverno, para aqueles que procuram momentos saudáveis e tranqüilos à beira mar.

Como chegar

Vias de acesso:  BR 290 ,BR 101, RS 30, RS 786, RS 389.

Atrativos

Plataforma Marítima
Parcão da Beira Rio
Pesca da Sardinha
Ponta da Barra
Pôr-do-sol no Rio Tramandaí
Trilha do Horto
Museu Histórico Municipal
Sala Açoriana
Biblioteca Municipal Manoelito de Ornelas
Parque Histórico Manoel Osório
Santuário de São Pedro
Monumento de Iemanjá

Informações Úteis

Rodoviária: 3661.2611

Distâncias

Porto Alegre: 118km

Fonte: Prefeitura Municipal de Tramandaí.

Fotos Tramandaí

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?