São Leopoldo (Rio Grande do Sul)

Hotéis e Pousadas

Grandes monumentos que resgatam a história do Brasil. O turista pode visitar os pontos turísticos e religiosos, servir-se da gastronomia, conhecer o artesanato e divertir-se na noite leopoldense. São Leopoldo conta ainda com uma das maiores universidades particulares do Brasil, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).


Mapa

Os primeiros imigrantes chegaram a Porto Alegre, capital da província de São Pedro do Rio Grande, em 18/7/1824. Logo depois, foram enviados para a desativada Feitoria do Linho Cânhamo, um estabelecimento agrícola do governo, que não dera resultados. Essa feitoria localizava-se à margem esquerda do Rio dos Sinos.

Em 25/7/1824, esses 39 imigrantes, sendo 33 evangélicos e seis católicos, chegaram ao seu destino. Esta é a data de fundação de São Leopoldo, de onde vem o título de “Berço da Imigração”.

Eles foram instalados na Feitoria até que recebessem seus lotes coloniais. O Governo do Estado batizou o núcleo de imigrantes de Colônia Alemã de São Leopoldo, que se estendia por mais de mil km², abrangendo na direção sul-norte, de Esteio até Campo dos Bugres (hoje, Caxias do Sul), e em direção leste-oeste, de Taquara (hoje) até o Porto de Guimarães, no rio do Caí (hoje, São Sebastião do Caí).

Aos poucos, outros imigrantes ocuparam os vales do Rio dos Sinos, Cadeia e Caí, lançando progresso através da dedicação ao trabalho, o que possibilitou que a colônia Alemã se emancipasse de Porto Alegre. Concorreu para este fato serem os alemães, além de “landmann” (agricultor), “hand-werker” (artesão). Resultou daí a variada produção que originou o embrião industrial do Vale do Rio dos Sinos.

Em homenagem a estes imigrantes, o dia 25 de julho é um grande feriado municipal. Com a comemoração, São Leopoldo busca resgatar a memória e a variada contribuição dos alemães ao nosso Estado.

Além de 25 de julho (Dia de São Cristóvão e Dia da Imigração Alemã), de acordo com a lei municipal nº 5262/2003, também é feriado oficial em São Leopoldo 8 de dezembro (Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade).

Como chegar

A cidade é cortada pelas rodovias BR 116 e RS 240.

Atrativos

Barco Martin Pescador
Casa do Imigrante
Casa Matriz de Diaconisas
Casario
Colégio São José, Lar Santa Elisabeth e Monte Alverne
Colégio Sinodal
Escola Superior de Teologia (EST)
Igreja Nossa Senhora da Conceição
Monumento ao Centenário da Imigração Alemã
Monumento ao Sesquicentenário da Imigração Alemã
Monumento em Homenagem aos 175 anos da Imigração Alemã
Monumento 500 Anos
Museu do Trem
Ponte 25 de Julho
Praça Centenário (Praça do Imigrante), Praça 20 de setembro
Santuário Sagrado Coração de Jesus - Padre Reus
Túmulo de João Hillebrand

Informações Úteis

Rodoviária: (51)3589-6994 / 3589-7193
Bancos: Banespa, Banrisul, BB, CEF, HSBC, Bradesco, Itaú, Santander, Unibanco.

Distâncias

Porto Alegre: 40km
Taquara: 56km
Farroupilha: 70km
Bento Gonçalves: 90km
Caxias do Sul: 99km

Fonte: Ministério do Turismo.

Fotos São Leopoldo

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?