Santana do Livramento (Rio Grande do Sul)

Hotéis e Pousadas

O município possui uma história cultural marcante e uma natureza exuberante.
Santana do Livramento situa-se na fronteira do Brasil com o Uruguai; do outro lado da divisa seca (uma rua urbana) situa-se Rivera. É um dos municípios mais antigos, históricos e de maior em extensão territorial do RS.


Mapa

Uma cidade que nasceu em meio às guerrilhas e disputa pela conquista do próprio território, Sant’Ana do Livramento hoje é conhecida por formar com a cidade irmã de Rivera a ‘’FRONTEIRA DA PAZ’’, ‘’A MAIS IRMÃ DE TODAS AS FRONTEIRAS’’, ‘’O PORTÃO DE ENTRADA PARA O RIO GRANDE  E O BRASIL”, “O CORAÇÃO DO CONE SUL’’. Cantada em prosa e verso por nossos artistas santanenses.

Com um convívio harmonioso de mais de 179 anos só pode marcar o relacionamento entre duas cidades valendo-lhes o título de ‘’Fronteira da Paz’’.

Separadamente apenas por um grande parque, uma avenida, o intercâmbio social, cultural e comercial flui naturalmente como se as duas cidades se fundissem formando um único povo. O português e o espanhol dão origem ao chamado ‘’Portunhol’’,  uma espécie de dialeto que incorpora a linguagem falada. A divisão entre as duas cidades está marcada geograficamente por um obelisco de pedras existentes ao longo de uma linha divisória.

Com leis e administração distintas Sant’Ana do Livramento e Rivera se intercomplementam, vivendo em muitos aspectos a mesma realidade. Suas características são tão semelhantes que se tem a idéia de se estar no estrangeiro e no Brasil ao mesmo tempo.

Sant’Ana do Livramento é uma cidade diferente, sua originalidade é Ter um obelisco no Parque Internacional como divisória e uma avenida entre uma das principais ruas da cidade irmã Rivera-ROU. As duas cidades têm características tão semelhantes que ora estamos no Brasil e ora no Uruguai.

O centro da cidade apresenta indícios de concentração urbana excessiva com a presença de edifícios domiciliares até dezoito pavimentos. A rua principal, Rua dos Andradas, é a continuação da avenida principal da cidade de Rivera, Avenida Sarandi, ambas com grande concentração comercial e movimento muito mais intenso para as condições normais de cidade do interior.

Como chegar

BR 158
BR 293
RS 654
VRS 303

Atrativos

Represa hidrelétrica de Cuñapiru
Parque Municipal Gran Bretaña
Teatro Municipal
Biblioteca Artigas
Balneário Municipal “Passo do Serpa”

Informações Úteis

Rodoviária: (55)3242-5322
Bancos: Banrisul, BB, Bradesco, CEF, Itaú, Santander.

Distâncias

Porto Alegre: 495km
Rosário do Sul: 109km
Quaraí: 118km
Bagé: 171km
Pelotas: 346km

Fonte: Ministério do Turismo e Prefeitura Municipal de Santana do Livramento.

Fotos Santana do Livramento

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?