Passo Fundo (Rio Grande do Sul)

Hotéis e Pousadas

Um encanto de cidade. Era uma passsagem afundada no rio Jacuí, perto desta cidade. Passo Fundo, conservando o batismo que lhe foi dado pelos índios colorados, é chamado GOYO-EM, palavra composta que na língua dos mesmos significa muita água, rio fundo e, portanto, por analogia, se pode também traduzir por Passo Fundo.


Mapa

Remonta o nome desta cidade aos velhos dias em que, para evitar a volta e demais inconvenientes da antiga estrada por Viamão e Santo Antônio da Patrulha, os tropeiros entraram pela campanha, ainda deserta, fazendo o trajeto da viagem do sul riograndense para São paulo e vice-versa, passando por aqui. Ao vão que hoje chamamos Passo, estendeu-se o nome ao rio respectivo e ao lugar da cidade, originada muito depois em pequeno núcleo de moradores formado junto a estrada, no centro da atual Av. Brasil e que para não confundir-se com outro Passo Fundo situado pouco aquém do local em que posteriormente surgiu a Vila de Lagoa Vermelha, era chamado Passo Fundo de Missões, denominação com a qual aparece ainda em 1856 em documentos públicos.

Como decorre de trabalhos históricos referentes as Missões Orientais do Uruguai em cujo território está situado o Município, o rio que assim foi denominado Passo Fundo é o mesmo Uruguai – mirim do tempo dos Jesuítas. O rio Passo Fundo foi sempre um marco referencial importante para a passagem dos tropeiros que abriram esse novo caminho para encurtar o trajeto até a feira de Sorocaba e de lá às Minas Gerais.Assim esse novo caminho valentemente desbravado uniu a região das Missões ao centro do País. O rio Passo Fundo foi testemunho de todos os momentos da nossa história. Se o rio pudesse falar ele diria tudo o que ele presenciou por aqui: o início do povoamento, a implantação do progresso e abusca do desenvolvimento e do bem estar de todos os seus habitantes.

Atrativos

A Cuia
Catedral Nossa Senhora Aparecida
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Museu Histórico Regional
Praça do Teixeirinha
Praça Marechal Floriano
Vista aérea da Cidade

Informações Úteis

Rodoviária: (54) 3313-1000
Aeroporto: (54)3313-6566
Bancos: Banrisul, BB, CEF, HSBC, Bradesco, Itaú, Santander, Unibanco.

Distâncias

Porto Alegre: 315km
Carazinho: 53km
Erechim: 86km
Vacaria: 191km
Lages: 294km
São Borja: 404km

Fonte: Ministério do Turismo.

Fotos Passo Fundo

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?