Rio Grande do Norte

Hotéis e Pousadas Imóveis para Temporada

Terra de cores e sabores, local onde se encontra prazer e aventura. O Rio Grande do Norte oferece aos seus visitantes uma variedade de roteiros de aventura que agradam tanto a quem gosta de praias quanto a quem espera entrar em contato com o Sertão Nordestino. As atividades oferecidas nestes roteiros vão desde viajar de Land Rover por praias, dunas e falésias ou por entre estradas off-road na Caatinga e Mata Atlântica, até a prática de escalada e rappel em paredões de 400m de altura; do surf e “aerobunda” ao salto de asa delta. As opções são inúmeras neste Estado de cores, espírito e emoção.

Principais Destinos

Outras cidades

Natal, a capital Potiguar

Já ganhou o mundo, é o portal de entrada das Américas, ponto mais próximo da Europa e África, uma cidade moderna e alegre, cresceu entre rios e o mar, enfeitada por dunas e muito verde. Aqui se diz é verão o ano inteiro, num litoral de praias deslumbrantes, lagoas, sertão, culinárias, passeios, arte e cultura nunca vistos, aliados a uma ótima hospitalidade natural do seu povo. Um dos destinos turísticos mais procurados do mundo está a “Cidade do Sol”, também lembrada como “Capital Mundial do Buggy” e “Terra do Camarão”, cidade onde nasceu o forró - “For All”, tem em torno de 800 mil habitantes e recebe mais de 2 milhões/ano de turistas entre os brasileiros e estrangeiros.

Dunas de Genipabu

Formam um cenário fantástico. Banhadas pelo sol o ano inteiro, pode-se desfrutar de passeios de bugues com ou sem emoção, além de um exótico passeio de dromedários nas dunas móveis e fixas. Repleta de lagoas e de uma exuberante Mata Atlântica, que guarda até hoje a sua vegetação.

Litoral

Mar de águas cristalinas, calmas, mornas, verdes, tapetes tecidos em finas areias brancas, coqueirais e jangadas, temperatura agradável e sol o ano inteiro, no Rio Grande do Norte há belas praias. Algumas são desertas, como São Miguel do Gostoso, Ponta do Mel, Zumbi e Perobas, que oferecem tranqüilidade e uma beleza selvagem ao local; outras são agitadas, como Pipa, Ponta Negra, Genipabu e Pirangi do Norte.

Cajueiro de Pirangi

Localizado na praia de Pirangi, o cajueiro é considerado pelo Guiness Book o maior do mundo, com sua copa medindo mais de oito mil metros quadrados. Produz cerca de 70 a 80 mil frutos por ano, encantando os visitantes por sua beleza e exuberância.

Piscinas Naturais de Pirangi

No verão, há verdadeiros “engarrafamentos” de lanchas, de tanta beleza que o lugar oferece. Rodeada de recifes de corais, com águas cristalinas e pequenos peixes.

Piscinas naturais de Maracajaú

Situadas a 7 km da praia, são cercadas por cardumes de pequenos peixes, lagostas, camarões e várias espécies marítimas. Propiciam banhos e mergulhos em alto-mar, nas suas águas mornas e cristalinas. A atividade é realizada no período de baixa-mar, quando a profundidade na área chega a um metro e meio.

Reserva Florestal da Mata Estrela

Desfruta-se de um ar puro, da luz do sol que chega entre as sombras das árvores e de um sonoro canto de pássaro na Mata Estrela. Uma parte dela é reconhecida pelo IBAMA como Reserva Particular do Patrimônio Natural e tombada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. É considerada patrimônio da humanidade.

Parque das Dunas

Considerado o “pulmão” de Natal, está localizado em plena área urbana da cidade. As formações estão fixadas por vegetação e apresentam solo arenoso quartzoso de granulação fina, não consolidado e com baixa fertilidade. Quanto aos aspectos florísticos, o Parque Estadual é caracterizado por Mata Costeira ou Floresta Atlântica e Tabuleiro Litorâneo, tendo como principais representantes o Pau-Brasil; Maçaranduba; Pau-d'Arco-Roxo; Peroba; Sucupira; Bromeliáceas; Orquídeas; Aráceas. Visitar o Parque das Dunas é uma apologia à natureza com duas opções: fazer uma de suas duas trilhas pela mata ou simplesmente passear pelo Bosque dos Namorados, cuja infra-estrutura permite várias alternativas de lazer para as crianças e entetenimento para os adultos.

Serras

Visitar as serras de Martins, Patu e Portalegre é descobrir sua paisagem selvagem preservada. Trilhas que rasgam montanhas e revelam paisagens únicas, um verdadeiro convite para quem gosta de turismo de aventura.

Falésias

É a natureza multiplicada em surpresas. As falésias de Barra de Tabatinga desafiam as palavras e as imagens. O visitante, diante do espetáculo do beleza do balé dos golfinhos, chega até a perder o fôlego, além de contemplar um exuberante pôr-do-sol.

Lagoas

Completam o conjunto das belezas do cenário natural do Estado. São as lagoas de Pitangui, Jacumã e Arituba as mais procuradas pelos turistas, onde oferecem diversões como o “aerobunda” e o “esquibunda”, mini-teleféficos que partem do alto das dunas em direção à lagoa. No final, depois da emoção, a queda para um banho de água doce é tão invitável como inesquecível.

Agradecimentos: SETUR/RN - Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte

Fotos Rio Grande do Norte

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.

Vídeo Rio Grande do Norte