Vassouras (Rio de Janeiro)

Hotéis e Pousadas

Uma viagem ao passado. Vassouras nos fascina pela sua permanência que muitas décadas não conseguiram apagar e seu conjunto histórico urbanístico e paisagístico protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As belezas naturais também atraem turistas de todas as partes. As praias formadas no Rio Paraíba do Sul durante a seca garantem um visual inesquecível, cercado pela beleza das montanhas.


Mapa

Vassouras já foi a "Cidade dos Barões do Café", ou seja, a cidade mais rica do Império Brasileiro durante cerca de três décadas. Nos dias atuais, utiliza a herança histórica da época como cenário para programas educacionais e para a gravação de filmes e novelas da época colonial

Grande parte da beleza arquitetônica da cidade de Vassouras, fundada em 1833, permanece intocada, fazendo do lugar um destino indispensável no estado do Rio de Janeiro. Construções dos séculos XVIII e XIX, como o Palacete Barão do Amparo, a Biblioteca Maurício de Lacerda e o Paço Municipal, guardam relíquias da história na época em que a capital brasileira era o Rio de Janeiro. Muitas fazendas antigas abrem suas portas à visitação turística. Os casarões, os objetos e móveis remetem aos tempos áureos do ciclo cafeeiro da região. As praças e memoriais construídos em Vassouras enfeitam as ruas da cidade com seus jardins coloridos e arquitetura diferenciada.

A Vila de Vassouras foi criada em 15/01/1833, até então pertencia a Vila de Paty do Alferes que passa a ser integrante da nova vila. Em 29/09/1857, comprovando o seu desenvolvimento e o crescimento da economia do café, é elevada a categoria de cidade . Seu nome é devido à abundância de um arbusto - tupeiçava - muito utilizado na confecção de vassouras.

O clima, aliado à beleza do casario antigo e à tranqüilidade de seus recantos e sua gente, fazem de Vassouras um bom roteiro para quem procura paz, cultura, beleza natural e lazer saudável. Vassouras está a 434 m de altitude e ocupa uma área de 552,4 km², seu clima é tropical de altitude. Fuso horário igual ao de Brasília.

Como chegar

Do Rio de Janeiro, saindo da Linha Vermelha, segue-se pela BR-116 (Rodovia Presidente Dutra). Entra-se à direita na RJ-127 (Paracambi-Vassouras) até o encontro com a BR-393. Vira-se à direita e segue-se até o centro de Vassouras.

Atrativos

Reserva Biológica do Tinguá
Rio Paraíba do Sul
Cachoeira da Fazenda da Cachoeira
Cachoeira da Fazenda do Ribeirão
Açude do Cananéia
Morro da Vaca
Praça Barão de Campo Belo
Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Chafariz Monumental
Museu da Chácara da Hera
Fazenda Pocinho

Distâncias

Rio de Janeiro: 119km
Volta Redonda: 55km  

Fonte: Ministério do Turismo.    




Fotos Vassouras

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?