Teresópolis (Rio de Janeiro)

Hotéis e Pousadas Imóveis para Temporada

Aqui se vive a natureza. Com uma grande quantidade de áreas verdes, a cidade de Teresópolis está localizada no topo da Serra dos Órgãos, cercada de lindas paisagens como rios, cascatas, somadas a uma rica flora e fauna locais, sendo muitas espécies pertencentes à Floresta Atlântica.

 

 


Mapa

As origens da cidade datam da primeira metade do século XIX. A região só se tornou conhecida a partir de 1821, quando o português, de educação inglesa, George March adquiriu uma grande área de terras e transformou-a em uma fazenda modelo, com sua sede localizada onde atualmente encontra-se o Bairro do Alto.

A fazenda denominava-se Santo Antônio ou Sant`Ana do Paquequer e acabou por gerar o primeiro povoado de maior importância ao longo do caminho que ligava a Corte à província das Gerais, desenvolvendo de maneira considerável a sua agricultura, pecuária e veraneio da região. Todo o crescimento e posterior desenvolvimento da região se deu no sentido Norte-Sul, ou seja, os comerciantes que vinham das Minas Gerais em direção ao porto da Estrela, na Baía da Guanabara, passando por Petrópolis, tinham esta região como ponto estratégico de repouso.

Só mais tarde, em 1959, é que o fluxo foi alternado no sentido Sul-Norte, com o advento da ligação rodoviária ligando o Rio a Teresópolis. Somente em 06/07/1891 a freguesia é alçada à condição de município, passando a denominar-se Teresópolis, separando-se do município de Magé.

A altitude média da cidade é de 871 m, tendo como clima o tropical de altitude, com temperatura média anual de 17°C. É circundada pela Serra dos Órgãos, onde se encontram vegetação e fauna típicas de Mata Atlântica. Fuso horário igual ao de Brasília.


Como chegar

Viação Dedo de Deus - 0800 22 5552 / (21) 2643-5552 / 2743-5552
Viação Teresópolis: A empresa que liga a cidade ao seu principal destino, o Rio de Janeiro, também mantêm linhas para Niterói, Petrópolis, Nova Friburgo, Rio das Ostras, Além Paraíba e outras cidades do Interior Fluminense.
Viação Salutaris: Ligação direta de Teresópolis com São Paulo.


Atrativos

Mirante do Soberbo
Parque Nacional da Serra Dos Órgãos
Fonte Judith
Cascata dos Amores
Lago Comary
Praça Nilo Peçanha
Fonte Amélia
Colina dos Mirantes
Mirante Roberto Silveira
Cascata do Imbuí
Mulher de Pedra
Vale dos Frades - Cachoeira dos Frades
Turismo Ecológico E Esportes Radicais
Palácio Municipal / Palácio Teresa Cristina
CBF
Palacete Granado


Informações Úteis

Rodoviária - (021) 2742-3352
Centro Turístico - (021) 2644-4182


Distâncias

Rio de Janeiro - 102KM
Itaipava - 38KM
Petrópolis - 55KM
Nova Friburgo - 71KM
Belo Horizonte - 392KM
São Paulo - 506KM

 

 


Agradecimentos: Ministério do Turismo.


 

 

Fotos Teresópolis

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?