Saquarema (Rio de Janeiro)

Hotéis e Pousadas

Considerada a capital do surfe. Em Saquarema, os destaque são as dunas e as ondas fortes, muito procuradas pelos surfistas. Ao passar pelo Centro da cidade, a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, datada de 1630 e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes são considerados cartões postais.

Mapa

Saquarema é sem dúvida, uma referência para o turismo religioso e cultural, pois Município é intensamente visitado pelos turistas, também pelas belezas naturais de sua sede, situada em estreita restinga, entre o Oceano Atlântico e a Lagoa de Saquarema.

O município tem uma área total de 353,6 km², posicionados a 10 m de altitude. Faz divisa com os municípios de Maricá a oeste e Araruama a leste.

O Clima é tropical úmido, cujas temperaturas médias variam entre 31°C em Janeiro e Fevereiro e 19°C em Junho e Julho. Chove, em média, de 800 a 1200 mm³ por ano, com a estação chuvosa no verão (Dezembro a Fevereiro). Fuso horário igual ao de Brasília.

Como chegar

De Ônibus:
Saindo de São Paulo: pegar o ônibus São Paulo - Cabo Frio (Auto Viação 1001) no Terminal Rodoviário do Tietê.
Saindo do Rio de Janeiro: pegar o ônibus - Rio - Saquarema (Auto Viação 1001) na Rodoviária Novo Rio.
Saindo de Niterói: pegar o ônibus - Niterói - Saquarema (Auto Viação 1001) no Terminal Rodoviário.

De Carro:
Principais rodovias de acesso: RJ 102, RJ 106, RJ 118, RJ 128 e RJ 132, todas sob jurisdição estadual, cujos eixos principais são constituídos pelas rodovias 106 e 128.

Saindo do Rio de janeiro:

Atravesse a ponte Rio-Niterói

Opção 1 - BR-116 sem pedágio
Ao passar pelo pedágio da ponte mantenha-se na pista central para acessar a Alameda São Boaventura.
Siga sempre em frente até Tribobó.
Ao atingir Tribobó siga à direita para Cabo Frio pela Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).
Você vai passar por Inoã, Maricá, pela Serra do Mato Grosso, Sampaio Corrêa até atingir Bacaxá, distrito de Saquarema. Entre em Bacaxá, siga em frente até o Mirante do Morro da Cruz. Desça o morro e bem à frente você terá a opção de virar à esquerda e ir para Itaúna ou subir a ponte para ir aos bairros do Gravatá, Boqueirão, Barra Nova e Jaconé.

Opção 2 - Rodovia Rio-Lagos (com pedágio)
Mantenha-se à esquerda para pegar a estrada Niterói-Manilha.
Siga até Rio-Bonito e mantenha-se atento à placa que indica Cabo Frio pela Via Lagos (RJ-124).
Ao avistar o pedágio - bairro de Latino Melo - mantenha-se à direita.
Ao passar pegue o trevo à direita e siga em frente até atingir o trevo em frente ao posto Texaco.
Faça a rótula à esquerda e entre em Bacaxá, distrito de Saquarema. Entre em Bacaxá, siga em frente até o Mirante do Morro da Cruz. Desça o morro e bem à frente você terá a opção de virar à esquerda e ir para Itaúna ou subir a ponte para ir aos bairros do Gravatá, Boqueirão, Barra Nova e Jaconé.

Para quem vem de São Paulo: BR-116 e RJ-106 ou RJ-124

Lagoa de Jacarepiá;
Templo do Rock.

Praias:
Praia da Vila: Ideal para quem curte a agitação dos quiosques, bares e restaurantes. Águas limpas e boas ondas numa paisagem tropical.

Prainha: Localizada entre a Praia da Vila e Itaúna, ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, encanta a todos por sua beleza.

Praia de Vilatur: Excelente para programas com a família, próxima a lagoas e trilhas em vegetação de restinga.

Praia de Jaconé: Ótima para pesca esportiva, de linha ou mergulho e para o lazer com a família.

Praia de Itaúna: Conhecida como o Templo Sagrado do Surf, oferece as melhores ondas do Brasil.

Praia de Massambaba: Área de preservação ambiental. Ideal para o turismo ecológico.

Informações Úteis

Rio Bonito - 44KM
Maricá - 52KM
Cabo Frio - 66KM

Agradecimentos: Ministério do Turismo.

Fotos Saquarema

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.