Paraty (Rio de Janeiro)

Hotéis e Pousadas Imóveis para Temporada

Parati está aliado aos encantos naturais, formados por praias paradisíacas e belas cachoeiras. Parati se localiza no extremo sul do litoral fluminense, na chamada Costa Verde, está a 252 km da capital Rio de Janeiro. Tombada pelo Patrimônio Histórico em 1958, conserva ainda hoje um dos mais harmoniosos conjuntos arquitetônicos do País.


Mapa

A cidade foi um importante centro comercial no período colonial. Durante o século XVIII, seu porto era utilizado para embarcar para o Estado do Rio de Janeiro o ouro trazido do Estado de Minas Gerais pelo antigo Caminho do Ouro.

Com ruas estreitas e calçamento de pedras de seixos ou rolamentos, o tráfego de veículos é proibido no Centro Histórico. Os casarões e igrejas, dos séculos XVIII e XIX, formam um quadrilátero arquitetônico de 35 quarteirões. Caminhando pode-se visitar a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, a Igreja de Santa Rita - a mais antiga da cidade -, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, o Museu de Arte Sacra.

Em dias de maré alta, a água do mar invade as ruas. Outras atrações do Centro Histórico são: Forte Defensor Perpétuo, Passos (são altares ou pequeninas capelas construídas, nas fachadas dos prédios, por ordem da Irmandade do Santíssimo Sacramento), Portão de Ferro, Chafariz do Pedreira, Casa de D. João de Orleans e Bragança, Quartel da Fortaleza da Patitiba.

Localizada em uma baía com mar azul e límpido, Parati tem também numerosas praias - algumas ainda sem urbanização e com vilas de pescadores. Para os mais aventureiros, há passeios de barco e ótimos locais para mergulho nas ilhas vizinhas.

O clima é tropical, quente e úmido, e a temperatura média é de 27ºC. Entre a vegetação de Mata Atlântica estão o Parque Estadual de Parati-Mirim, Floresta Estadual de Paraty, área de Proteção Ambiental do Cairuçu, Parque Nacional da Serra da Bocaina que abrange os distritos de Angra dos Reis e Parati (RJ), São Jose do Barreiro, Areias, Cunha, Ubatuba (SP).

Como chegar

A cidade possui pista de pouso apenas para helicópteros e aviões de pequeno porte. O Aeroporto Antonio Carlos Jobim, no Estado do Rio de Janeiro, é o mais próximo para vôos nacionais e internacionais. Parati está localizada às margens da BR-101, que liga as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Atrativos

O bairro histórico
Matriz de Nossa Senhora dos Remédios
Capelinha das Dores / Igreja de Nossa Senhora das Dores
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Igreja de Santa Rita
Os Passos da Paixão
Chafariz do Pedreira
Forte Defensor Perpétuo
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Engenho Boa Vista
Edificações históricas na cidade

Distâncias

Rio de Janeiro: 260km
São Paulo: 310km
Brasília: 1390km

Fonte: Ministério do Turismo.

Fotos Paraty

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?