Arraial do Cabo (Rio de Janeiro)

Hotéis e Pousadas

Águas transparentes e vegetação exuberante, assím é Arraial do Cabo. O visitante encontra praias de areias brancas e águas cristalinas, dunas, restingas e reservas ecológicas, a Mata Atlântica preservada e uma região propícia à pesca. Habitada por um povo acolhedor, simpático e hospitaleiro, essa cidade reserva férias inesquecíveis aos turistas.

 


Mapa

Em Arraial do Cabo fizerem parte do roteiro a Gruta Azul, a Prainha, a Ilha do Farol, o Pontal do Atalaia e a Praia dos Anjos, onde é possível alugar embarcações para passeios no mar. É também nessa praia que se localiza o Museu Oceanógrafo, onde estão expostos organismos marinhos vivos, equipamentos utilizados em pesquisas marinhas e o esqueleto de uma baleia Orca. Cercando o Largo Histórico, o casario antigo é composto por construções dos séculos XIX e XX, tombadas pelo Patrimônio Histórico.

 

 

Arraial do Cabo foi formado devido a ligação de antigas ilhas pela ação dos ventos e das correntes marítimas, ao longo de milhares de anos. O local é como uma vila de pescadores, chamada pelos moradores locais de Paraíso do Atlântico, por suas belas paisagens. A proximidade com a cidade do Rio de Janeiro e de outras pérolas em seus arredores – como Armação de Búzios, Cabo Frio, Saquarema, Araruama e São Pedro da Aldeia –, é um excelente convite ao turismo.
Situado a 140 km da capital fluminense, Arraial do Cabo está no centro de um importante cinturão turístico. Poucos lugares oferecem tantas alternativas ao visitante, desde praias paradisíacas a caminhadas pela exuberante vegetação da Mata Atlântica. E o melhor: tudo acompanhado de uma perfeita infra-estrutura preparada para receber bem todos os tipos de visitantes.
Arraial destaca-se como um dos melhores locais para mergulho do País, com águas transparentes e ricas em vida marinha. Os principais pontos de mergulho são: Ilha dos Porcos, Ponta D’Água, Saco do Cordeiro e o navio naufragado Thetis.

 

 


Como chegar

 

 

 

Via Rodoviária: partindo da cidade do Rio de Janeiro, segue-se pela BR-101 até o município de Rio Bonito; de lá, para São Pedro da Aldeia (trecho com pedágio nos dois sentidos) pela RJ-124, conhecida como Via Lagos; chegando ao trevo de São Cristóvão, siga pela RJ-140, e logo a sinalização apontará a entrada da cidade de Arraial do Cabo.

 

 

 

 

 

 


 

 

Atrativos

Praia do Pontal
É a primeira praia à esquerda de quem chega à cidade. Fica entre a Praia do Foguete, em Cabo Frio , e o Morro do Miranda, a 4 km do centro de Arraial. Tem 700 m de extensão e mar calmo, e é boa para a pesca de arrastão.

Prainha
Tem 1 km de extensão e fica a cerca de 800 m do centro de Arraial do Cabo. Urbanizada, tem quiosques e prédios baixos, cartão postal da cidade. Por uma trilha, à sua direita, chega-se à Praia da Graçainha, de apenas 15 m, cuja faixa de areia só aparece durante a maré baixa.

Praia Grande
Fica na Avenida Projetada Beira Mar, a 1 km do centro da cidade. É uma praia oceânica de 1.300 m e possui quiosques e área urbanizada. As ondas são fortes e a paisagem conta ainda com dunas de areia branca e fina.

Praia dos Anjos
Localizada na Enseada dos Anjos, suas águas são claras e mornas. Do lado esquerdo estão a marina dos pescadores e o Porto do Forno. À direita, o Morro do Pontal do Atalaia. Tem um píer de onde partem barcos de passeios e pesqueiros.

Praia do Forno
Fica na Enseada do Forno e o acesso a ela é feito por uma trilha de terra um pouco íngreme, ou pelo mar. Está ao lado esquerdo da Praia dos Anjos, e fica a cerca de 1,5 km do centro da cidade.

As Prainhas
Ficam na Enseada do Boqueirão ao lado do Pontal do Atalaia. Separadas por rochas, têm juntas uma extensão de 1 km. Dali é possível ter uma belíssima vista da Ilha de Cabo Frio.

Praia Brava
É a praia preferida dos surfistas, pois suas ondas são sempre muito fortes. É perigosa para banhos, e fica muito deserta durante a baixa temporada. Fica a cerca de 2 km do centro de Arraial do Cabo. O acesso a ela deve ser feito a pé, pelo Morro do Atalaia.

Praia da Massambaba
Com 25 km de extensão, é uma continuação da Praia Grande.

Praia do Sudoeste
À sua volta destacam-se as salinas, e a Lagoa de Araruama, além das casuarinas na orla.

Gruta Azul
Local de extrema beleza natural que pode ser apreciada durante os passeios de escuna.

Lagoa Azul
Lugar lindo e aconchegante, com águas claras, é como uma extensão da Lagoa de Araruama. Fica a apenas 10 minutos do centro de Arraial do Cabo. É um dos pontos preferidos pelos turistas que visitam a cidade.

Museu Oceanográfico
Pequena coleção de peças curiosas utilizadas em navegação, além de conchas, esqueletos e aquários. Fica na Praça Daniel Barreto, na Praia do Anjos. Funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 11h30, e das 13h30 às 15h30; aos sábados e domingos abre das 13h às 16h30.

Igreja Nossa Senhora dos Remédios
Erguida primeiramente em 1503, a construção atual é do século XVIII. Guarda em sua edificação um pedaço da história e da cultura do povo que vem fazendo de Arraial do Cabo o que ele é hoje, um destino fantástico para se conhecer.

 

 

 

 


Informações Úteis:

 


 

Prefeitura Municipal: +55 (22) 2622-1650
Informações Turísticas: +55 (22) 2622-1650
Rodoviária: +55 (22) 2622-1488
Hospital: +55 (22) 2622-2107

Agências Bancárias
Em Arraial do Cabo há agências do Banco Real e do Unibanco.


Distâncias:

 


Rio de Janeiro: 171 km
Cabo Frio: 14 km
Armação dos Búzios: 41 km
São Paulo: 575 km
Belo Horizonte: 577 km
Brasília: 1250 km


Agradecimentos: Ministério do Turismo.

 

 



Fotos Arraial do Cabo

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?