Teresina (Piauí)

Hotéis e Pousadas

Cidade graciosa, bela e hospitaleira. Assim é a capital do Piauí, onde a cultura popular é sua principal atração. Por causa disso, a cidade tem despontado também para a área de negócios e eventos, ampliando espaços para a realização de grandes reuniões e congressos, como o Festival Nacional de Folguedos, o Festival de Violeiros e o Salão Internacional de Humor. A cidade se destaca ainda pela produção de peças feitas em madeira talhada, como os personagens bíblicos.


Mapa

Teresina é a única capital do Nordeste que não possui litoral, mas ainda assim é um porto fluvial.  Abraçada por dois rios, o Parnaíba e o Poti, o Encontro das Águas acontece no bairro de Poti Velho. Estes rios proporcionam a formação de praias fluviais, muito procuradas na época da seca (maio a novembro). No local há um parque ambiental, com mirante, para apreciar a paisagem bem de perto. Também é possível encontrar algumas peças de cerâmica do rico artesanato de Teresina e um monumento que ilustra a lenda do Cabeça de Cuia, personagem do folclore local.

Também conhecida como Cidade Verde, porque todas as suas ruas e avenidas são arborizadas, principalmente por mangueiras. Foi a primeira cidade planejada do Brasil, em 1852. Planejada por um mestre de obras, que a idealizou na forma de um tabuleiro de xadrez.

Como chegar

Os acessos principais são pelas rodovias BR 343 e PI 130 e aeroporto de Teresina.

Atrativos

Igreja de São Benedito, construída em 1886, com portas de madeira entalhada;
Theatro Quatro de Setembro, inaugurado em 1893, em estilo neoclássico;
Igreja Nossa Senhora de Lourdes de 1961, decorada com esculturas dos mestres Dezinho e Expedito, os principais santeiros do Piauí;
Os jardins do Palácio de Karnak, sede do governo estadual, projeto paisagístico assinado por Roberto Burle Marx, considerado o maior paisagista brasileiro.

Informações úteis

Informações turísticas: (86) 3221-9502
Aeroporto: (86) 3225-2947
Rodoviária: (86) 3329-9048
Bancos: BB, Bradesco, HSBC, BNB, BEP, Itaú, Real, Sudameris, Unibanco.

Distâncias

Brasília: 1787 km
São Luis: 349 km
Fortaleza: 626 km
Belém: 923 km
Recife: 1152 km

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresina

Fotos Teresina

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?