Olinda (Pernambuco)

Hotéis e Pousadas

Olinda, lugar de muitos prazeres. A cidade é uma espécie de versão tropical de Lisboa. Diz a lenda que em 1535 o fidalgo português Duarte Coelho, mandatário da Capitania de Pernambuco, buscava um lugar para fundar uma povoação. Ao encontrar uma colina com vista magnífica do mar e um porto natural protegido por recifes, teria dito: “Ó linda situação para se construir uma vila”. O elogio deu nome a cidade, que foi tombada pela Unesco em 1982 como Patrimônio Cultural Mundial.


Mapa

Diz a lenda que em 1535 o fidalgo português Duarte Coelho, mandatário da Capitania de Pernambuco, buscava um lugar para fundar uma povoação. Ao encontrar uma colina com vista magnífica do mar e um porto natural protegido por recifes, teria dito: “Ó linda situação para se construir uma vila”. O elogio deu nome a cidade, que foi tombada pela Unesco em 1982 como Patrimônio Cultural Mundial.

Localizada no litoral norte de Pernambuco, a 7 km de Recife, Olinda é famosa pelo Carnaval, com frevo, maracatu e bonecos gigantes. Nessa época, é proibido transitar de carro pela cidade, mas para quem tem disposição dá para conhecer as ladeiras do centro histórico a pé onde estão a Antiga Cadeia Eclesiástica, o Mercado Eufrásio Barbosa, a Basílica de São Bento, Convento de São Francisco, Igreja da Sé, Igreja N.S. do Amparo, Igreja N.S. do Carmo, Igreja da Misericórdia, Igreja N.S. do Rosário dos Pretos, Museu de Arte Sacra de Pernambuco, Museu do Mamulengo, Casa dos Bonecos Gigantes e o Mercado Ribeira que vende artesanato regional.

É muito gratificante sair pelas ruas da cidade e admirar as paisagens que mesclam o azul do mar, o verde da vegetação e a beleza das construções históricas. O clima quente e úmido e a temperatura média anual de 27°C combinam com as praias urbanizadas e de faixa estreita de areia.

Como chegar

Há aeroporto internacional em Recife. Por via rodoviária ônibus urbanos fazem o trajeto durante todo o dia. A principal rodovia de acesso é a BR-101.

Atrativos

Prédio da Caixa D’Água
Sobrado Mourisco I, Sobrado mourisco II
Maxambomba
Observatório Meteorológico
Farol de Olinda
Museu de Arte Contemporânea
Museu Regional de Olinda
Museu de Arte Sacra (MASP)
Basílica e Mosteiro de São Bento
Igreja da Misericórdia
Igreja da Santa Cruz dos Milagres
Igreja de Nossa Senhora das Neves, Capela de São Roque e Convento de São Francisco
Igreja de Nossa Senhora da Boa Hora
Praia da Ponta D’el Chifre
Praia dos Milagres
Praia do Carmo
Praia de Rio Doce

Informações Úteis

Bancos: Bandepe, BB, CEF, HSBC, Bradesco, Itaú, Unibanco.

Distâncias

Recife: 7km
Igarassu: 23km
João Pessoa: 122km

Agradecimentos: Ministério do Turismo.

Fotos Olinda

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?