Curitiba (Paraná)

Hotéis e Pousadas

Curitiba oferece opções diversificadas de lazer, além de uma excelente infra-estrutura para os visitantes. A capital do Paraná se orgulha das inovações urbanísticas e dos parques públicos que influenciaram a qualidade de vida dos curitibanos. A melhor maneira de conhecer Curitiba é através do ônibus circular da Linha Turismo que passa por 22 atrações turísticas no centro histórico entre parques, bosques e museus. A cidade oferece também muitos eventos culturais.

 


Mapa

Curitiba deve seu nome aos pinheirais sem fim que cobriam seu território. Em guarani, vem da combinação de Kurit (pinheiro) e Yba (grande quantidade). Cidade de cultura eclética e fortemente influenciada por imigrantes italianos, alemães, poloneses e ucranianos, dos quais descende a maioria da população. Esse fato é logo percebido por quem chega e nota a arquitetura, a gastronomia e os costumes locais. É exemplo mundial em soluções de urbanismo, educação e meio ambiente. São mais de 30 parques e bosques com completa infra-estrutura para recreação e prática de esportes.

O clima frio na maior parte do ano dá um charme especial às ruas iluminadas, que guardam atrações imperdíveis para quem visita a cidade. Uma delas é a Rua 24h. São 42 estabelecimentos entre bares, restaurantes, cafés e lojas, instalados ao longo de 120 metros. Outra dica na cidade é uma visita à Ópera de Arame, um imponente teatro construído em aço, com capacidade para 1.998 pessoas.

Curitiba também respira natureza. Os parques Tingui, Tanguá e Barigüi são ótimas opções para caminhadas relaxantes no começo ou no fim do dia. Já no Jardim Botânico a beleza fica por conta do paisagismo, com jardins geometricamente desenhados, lembrando os similares europeus. Visitas ao Conjunto Histórico de Curitiba, ao Museu Oscar Niemeyer, à Praça da Cultura e à Torre das Mercês – mirante que proporciona uma bonita vista da cidade, também não podem faltar na programação dos visitantes.

O clima é o quente-temperado. A temperatura média no verão, entre os meses de dezembro e março, é de 21ºC. Possui inverno rigoroso.

Como chegar

Via Aérea: O Aeroporto da cidade recebe vôos de todas as capitais brasileiras.
Via Rodoviária: Uma cidade privilegiada em modalidades de transporte, Curitiba é cortada por várias rodovias federais: BR-116, BR-376/101, BR-277, BR-476 e BR-153.

Atrativos

Jardim Botânico
Bosque Alemão
Parque Barigüi, Parque da Barreirinha
Bosque Gutierrez / Memorial Chico Mendes / Teatro de Bonecos
Bosque do Papa, Bosque de Portugal
Farol do Saber / Farol da Cidade
Fonte de Jerusalém, Fonte da Memória, Fonte Maria Lata D’Água
Memorial Árabe, Memorial de Curitiba
Fonte Mocinhas da Cidade
Bosque Capão da Imbuia / Museu de História Natural
Ópera de Arame / Parque das Pedreiras
Parque Iguaçu / Zoológico
Parque do Passaúna, Parque Tanguá, Parque Tingüi
Praça do Japão, Praça Tiradentes
Bosque Reinhard Maack

Informações Úteis

Informações Turísticas: (41) 3352-8000
Aeroporto internacional Afonso Pena: (41) 3381-1515
Rodoferroviária: (41) 3320-3000
Hospital de Clínicas: (41) 3360-1800
Agências Bancárias: Possui todas as principais agências bancárias do País.

Distâncias

São Paulo: 411km
Rio de Janeiro: 862 km
Belo Horizonte: 1013 km
Porto Alegre: 714 km
Salvador: 2145 km
Brasília: 1.402 km

Fonte: Embratur, Secretaria de Estado de Turismo do Paraná.


Fotos Curitiba

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?