Pará

Hotéis e Pousadas

Pará: a obra-prima da Amazônia. Localizado na Região Norte do Brasil, o Pará é a obra-prima da Amazônia. Guardião de belas praias de mar e de rio. Cenário do Círio de Nazaré, um espetáculo turístico religioso e cultural que leva a capital Belém, mais de dois milhões de pessoas no mês de outubro de cada ano, o Pará é um santuário onde você vai encontrar 49,9% dos principais atrativos turísticos da Amazônia Legal. Sendo um dos poucos destinos brasileiros que oferece praticamente todas as opções de turismo: aventura, ecoturismo, turismo gastronômico, artesanato e cultura, pesca esportiva e turismo religioso. Detém 16,66% do território nacional e 26% da região Norte.

Principais Destinos

Outras cidades

Regiões ou pólos turísticos da Amazônia paraense

O Pará investe cada vez mais em infra-estrutura nos 17 municípios que se destacam nos seis pólos onde a diversificação da oferta de serviços turísticos se apresenta em apoio a empreendimentos e promoções, intensificando assim parcerias públicas e privadas de integração entre as regiões de: Belém Metrópole, Marajó, Amazônia Atlântica, Tapajós, Araguaia-Tocantins e Xingu. Cada um destes pólos equivale, em superfície e diversidade, a um país inteiro, se comparado aos da Europa, além de representarem um chamado à ousadia e criatividade de homens e mulheres audazes, que queiram participar do momento histórico que ocorre na Amazônia, e de modo muito especial no Pará: uma onda de valorização da cultura regional e da natureza, com entusiasmo em relação à inserção aos mercados nacional e internacional.

Belém da Amazônia

A posição geográfica da capital do Pará no mercado regional indica oportunidade ímpar para negócios em relação aos mercados do hemisfério norte, de tal modo que Belém pode consolidar-se como saída brasileira para corredor de integração com as Guianas e Caribe, sedo configurada como portão norte do Mercosul.

Além da vantagem geográfica evidente, o atrativo do patrimônio cultural e da paisagem natural, confere à oferta turística paraense, concentrada num portal histórico singular, especial oportunidade. Belém é a vitrine do que de melhor o Estado pode oferecer aos seus visitantes e investidores, a prova está em seus principais equipamentos de lazer e turísticos.

O tour dos pólos turísticos a partir de Belém

O Pará está dividido em seis pólos turísticos. O primeiro é Belém, cuja maior referência é a capital. O Pólo Amazônia atlântica tem na cidade de Salinas sua porta de entrada. Localizada a 210 km de Belém, a cidade integra o município de Salinópolis, o maior balneário da região amazônica. No pólo também destacamos Marapanim, célebre pelo Carimbó e Bragança pela festa de São Benedito com a Marujada. A histórica cidade de Vigia a 77 km da capital, reserva hospitalidade aos apreciadores do Festival da Gurijuba.

O pólo Marajó é rio, baía, ilha, arquipélago, região ribeirinha e muito mais. Aqui o destaque é para Soure que esbanja imensas praias com referência histórica para o Pesqueiro, que a comunidade de Cajuúna transformou na primeira reserva extrativista marinha da Amazônia, além de campos com paisagens típicas de fazendas marajoaras. Em Salvaterra encontramos o porto de foz do Camará, que faz ligação com Belém, através de Icoaraci e Cachoeira do Arari, onde é possível visitar o Museu do Marajó.

No Polo Tapajós localizam-se os rios Amazonas e Tapajós, onde está Santarém, a segunda maior cidade do Pará e sua inesquecível Alter-do-Chão. À margem esquerda do rio Amazonas estão Oriximiná e Óbidos, que conserva sua missão de sentinela do “rio das amazonas” e Alenquer, com a “Morada dos Deuses”.

O Pólo Araguaia-Tocantins, é considerado o caminho natural da Amazônia para o coração do Brasil. E o Pólo Xingu tem Altamira como portal e maior município do mundo em extensão territorial, contando 43 aldeias indígenas de diversas etnias e línguas diferentes. Desta forma, nos últimos anos, comemoramos avanços importantes, festejando o crescimento constante e firme do turismo como negócio, como atividade produtiva, com empreendedorismo e conhecimento de mercado e atividade competitiva.

Fonte: Paratur - Governo do Estado do Pará - Orgão Oficial de Turismo.

Fotos Pará

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.

Vídeo Pará