Uberaba (Minas Gerais)

Hotéis e Pousadas

Uberaba é resultado do trabalho das gerações que se sucederam ao longo de 180 anos de História. O povoado que deu origem à atual Uberaba foi sendo formado pelos entrantes coordenados pelo Sargento-Mor Antônio Eustáquio, oriundos do Arraial do Desemboque, que através da doação de sesmarias, tornaram-se os colonizadores da região.


Mapa

A pecuária extensiva e a agricultura de subsistência caracterizaram, de início, a economia do povoado conhecido primeiramente como Sertão da Farinha Podre, posteriormente, como Sertão da Prata e Tijuco, Arraial de Santo Antônio, São Sebastião e, finalmente, Uberaba, termo originário de Y-Beraba, que significa águas claras e brilhantes em tupi-guarani.

Com sua excelente situação geográfica, porta de entrada para províncias de Goiás e Mato Grosso, o povoado foi crescendo, casas comercias foram surgindo e Uberaba passou a ser um entreposto comercial significativo e expressivo para as regiões do Brasil Central. Na virada do século, os uberabenses iniciaram o processo de aprimoramento da pecuária trazendo da Índia as primeiras matriazes e reprodutores zebuínos, tornando a cidade conhecida nacionalmente como o maior centro criador de gado do país. As atividades comercias e industrias têm se destacado nos últimos anos com a implantação de novas empresas, permitindo um acelerado e organizado crescimento, diversificando sua economia.

Turisticamente se destaca pelo Sítio Paleontológico de Peirópolis, situado no vilarejo do mesmo nome, a 20 Km do centro da cidade, onde tambem sedia o Museu dos Dinossauros, que guarda fósseis de animais de mais de 65 milhões de anos. Se destaca no turismo religioso pelas magníficas igrejas e festas católicas e evangélicas. Chico Xavier recebe milhares de pessoas vindas de outras cidades do Brasil e do Exterior. Capital mundial do zebu, se destaca também no turismo de negócios, oferecendo mais de uma dezena de excelentes locais de eventos. Os museus de Arta Sacra, da Capela, José Maria dos Reis, Museu do Zebu, a Fundação Cultural, o Arquivo Público e a Biblioteca Municipal valorizam o turismo cultural.

Como chegar

Belo Horizonte: BR-262
Brasilia: BR-050
Goiania: BR-050
Rio de Janeiro: BR-050
São Paulo: BR-050
Vitória: BR-262

Atrativos

Museu de Arte Decorativa
Museu do Zebu (Fundação Edilson Lamartine Mendes)
Mercado Municipal
Museu de Arte Sacra
Catedral Metropolitana do Sagrado Coração de Jesus
Igreja da Medalha Milagrosa
Igreja São Domingos
Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus
Parque Municipal Mata do Ipê

Informações Úteis

Aeroporto: (34)3319-9400
Rodoviária: (34)3336-1458
Bancos: Banespa, CEF, HSBC, Bradesco, BB, Itaú, Mercantil/BR, Santander, Sudameris, Unibanco.

Distâncias

Belo Horizonte: 494Km
Brasilia:  537Km
Goiania: 463Km
Rio de Janeiro: 917Km
São Paulo: 490Km
Vitória: 1013Km

Agradecimentos: Ministério do Turismo.

Fotos Uberaba

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?