Tiradentes (Minas Gerais)

Hotéis e Pousadas Bares, Restaurantes e Cafeterias

Um lugar familiar para desfrutar das belezas naturais. O poder do ouro deu à Tiradentes um dos mais belos acervos barrocos de Minas Gerais, uma verdadeira preciosidade. Este acervo permaneceu escondido durante muito tempo e agora é redescoberto por visitantes do mundo inteiro.


Mapa

A mineira Tiradentes é o lugar ideal para um bom passeio a pé, uma conversa ao fim da tarde, um café com os amigos. É também um lugar de muita cultura e história.
A cidade fez parte da rota da exploração do ouro em Minas Gerais e as marcas dessa época podem ser vistas no Centro Cultural Yves Alves, construído no período colônia, onde estão obras de arte do barroco brasileiro.

Outros eventos que movimentam Tiradentes são o Carnaval; o Festival de Cinema, em janeiro; a Semana da Inconfidência, em abril; e o Festival Gastronômico, em agosto. Para quem quer relaxar em contato com águas cristalinas, uma boa dica é nadar nas piscinas naturais do Mangue, localizado no bairro do Pacu.

 


 

Localizada nas encostas da Serra de São José, Tiradentes é conhecida por sua importância histórica e cultural. A cidade recebeu o nome do principal personagem da Inconfidência Mineira, movimento político que lutava pela independência do Brasil do domínio português. Sua arquitetura preserva as belezas do Barroco, esculpidas em casarões, fachadas, igrejas, casas de telhas coloniais e paredes de adobe.

 


 

Nas igrejas, a arte barroca figura em altares e imagens esculpidas por artesãos. Em suas ruas de pedras, onde passaram escravos, fazendeiros e desbravadores, ainda hoje ocorrem procissões e festas religiosas como a Semana Santa e o Jubileu da Santíssima Trindade.

 


 

Não bastassem as preciosidades barrocas espalhadas por toda a cidade, Tiradentes ainda presenteia os visitantes com as belezas naturais da Serra de São José, com suas quedas d’água e uma visão ampla da cidade.


Como chegar

 

 

 

As rodovias que dão acesso à Tiradentes são a BR-265 e BR-383.

As rodovias que dão acesso à Tiradentes são a BR-265 e BR-383.

 


Atrativos

 

 

 

 

Balneário de Águas Santas, que são fontes termais; o Museu Ferroviário, Ponte, do século XVIII; Monumento a Tiradentes, de 1892 fica no Largo das Forras, homenageia o herói da Inconfidência; e possibilidade de trekking na serra de São José, 9 km de trilha.

 


 

Informações Úteis

 

 

 

Secretaria de Turismo da Prefeitura

 


Tel: +55 (32) 3355-1212

 


Prefeitura Municipal de Tiradentes

 


Tel: +55 (32) 3355-1412

 


Posto de Saúde

 


Tel: +55 (32) 3355-1422

 


Rodoviária

 


Tel: +55 (32) 3355-1100

 


Distâncias
Belo Horizonte: 215 km ;São João del Rei: 14 km; Juiz de Fora: 157 km;
Rio de Janeiro: 325 km São Paulo: 483 km.

 

 

 

 


Agradecimentos: Ministério do Turismo.


 

Fotos Tiradentes

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.

Vídeo Tiradentes


Você esteve aqui?