São Roque de Minas (Minas Gerais)

Hotéis e Pousadas

São Roque vem se destacando como um dos pontos de ecoturismo mais belos do país. Com lindas cachoeiras, rios de águas cristalinas, grutas, belos animais, longas trilhas para os amantes de uma boa caminhada seguida de um grande charme de aventura e uma infinita variedade de belezas naturais difíceis de serem descritas.


Mapa


São Roque de Minas é atualmente um dos mais belos refúgios para pessoas de ambas as idades que querem fugir dos grandes centros e da poluição. O município, que possui 2.099 km2, tem como atividades econômicas a agricultura, a pecuária e vem se destacando também no cenário turístico, 80% do Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 como área de preservação permanente, pertence ao município, constituindo um expressivo ponto turístico.

O Parque Nacional da Serra da Canastra possui uma excelente infra-estrutura para acolher bem o turista, oferecendo área para camping, com churrasqueiras, sanitários, banheiros, quiosque e uma equipe técnica que orienta os visitantes sobre o que é uma reserva ambiental. O Parque é dotado de uma imensa variedade de animais e plantas, até mesmo animais em extinção com o pato-mergulhão, o lobo-guará, o tatu-canastra, o urubu-rei e o tamanduá-bandeira. Dentro do Parque, na parte alta, encontra-se a nascente de um dos mais importantes rios do país: o Rio São Francisco, rio de integração nacional. Na parte baixa, a bela cachoeira Casca D’Anta, cartão postal, impõe seu magnífico véu de águas cristalinas. No imenso chapadão podem-se encontrar várias outras cachoeiras, cada uma com seu encanto. Devido a todas essas belezas, o município de São Roque tem sido procurado semanalmente por pessoas de todas as idades para descobrir o que é viver numa cidade em que a sua maior virtude é a natureza.

Além dos encantos do Parque, São Roque de Minas possui ao seu redor uma grande quantidade de belas cachoeiras, matas, córregos límpidos e uma enorme variedade de animais silvestres. A cidade dispõe também de belos artefatos, feitos por artesãos locais, em tricô, crochês, colchas feitas de retalhos, cobertas confeccionadas no tear, pinturas feitas em quadros, vidros e o mais procurado de todos, o famoso queijo canastra.

Como chegar

Partindo de Belo Horizonte, o acesso pode ser feito através da MG-050, que tem seu entroncamento com a BR-381 em Betim, passando por Divinópolis, Formiga e Piumhi.
De Piumhi, por uma estrada não asfaltada (MG-431), chega-se a São Roque de Minas, sede municipal mais próxima do parque, distante cerca de 7 Km da entrada principal
(portaria I).

Atrativos

Parque Nacional da Serra da Canastra
Cachoeira Casca D’Anta
Parque São Roque de Minas

Agradecimentos: Catálogo de São Roque de Minas e Departamento de Municipal de Proteção ao Meio Ambiente.

Fotos São Roque de Minas

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?