São Lourenço (Minas Gerais)

Hotéis e Pousadas

Uma Estância hidromineral com fontes de águas cristalinas. A cidade de São Lourenço, no Sul de Minas Gerais, é uma estância hidromineral que tem como principais atrativos o passeio de locomotiva nos finais de semana e o Parque das Águas, com várias opções de lazer, duchas de água mineral sulfurosa, um lago com 90.000m2 de água cristalina para passeios de barco ou pedalinho e seis fontes de água mineral.


Mapa

Na sede municipal está localizado o Parque das Águas, constituído de seis fontes de água mineral, duas alcalinas, uma gasosa, uma magnesiana, uma ferruginosa e uma sulfurosa, com moderno balneário para uso medicinal e esportivo, tido como a maior atração turística da região. 0 lugar era conhecido anteriormente como Água do Viana, em virtude da descoberta num brejal, de uma fonte de água cristalina, por Antônio Francisco Viana, o famoso caçador.

Conta a tradição que as águas minerais de São Lourenço conquistaram fama graças a Antônio Francisco Viana, o formoso caçador que, ao visitar algumas terras herdadas nesta região, encontrou uma fonte de águas cristalinas fervilhantes.
Ao provar a água que brotava do chão, surpreendeu-se pelo seu sabor. Posteriormente, percebeu o grande poder que esta fonte produzia a quem provasse suas águas. Logo, os efeitos miraculosos da nascente fizeram com que o lugar se tornasse um grande atrativo para as pessoas que ansiavam por experimentar esse poder mágico de cura.

O local passou a denominar-se Águas Santas do Viana ou, simplesmente, Águas do Viana. Inaugurada a estação ferroviária próxima à nascente, o fluxo de visitantes passou a aumentar, e as notícias sobre as histórias da fonte e os seus benefícios espalharam-se pela região.

Pouco depois, o comendador Bernardo Saturnino da Veiga, de família tradicional de Campanha, adquiriu o terreno onde hoje localizam-se as termas. Ali foi inaugurada a Companhia das Águas Minerais de São Lourenço, nome dado em homenagem a Lourenço Xavier da Veiga. Em 1927, São Lourenço é elevado a município.
Uma das principais estâncias hidrominerais do país, a cidade tem como atração o Parque das Águas - com sete fontes de água mineral, quadras de esporte, "solarium", bosque, lago e grande variedade na fauna e flora.


Como chegar

Para chegar a São Lourenço as principais rodovias de acesso são BR-381, BR-267 e BR-460.


Atrativos

As fontes têm diferentes propriedades terapêuticas, águas de algumas delas são engarrafadas e comercializadas:

Fonte Gasosa/Oriente, indicada para distúrbios renais, digestivos e certos tipos de intoxicações.

Fonte Magnesiana/Andrade Figueira, indicada para problemas hepáticos e da vesícula biliar, e em certas alterações do intestino grosso. É contra-indicada em úlcera péptica.

Fonte Alcalina/ Vichy, indicada para problemas gástricos, da vesícula biliar e renais. Há somente duas fontes deste tipo no mundo. Uma em São Lourenço e outra na França, na cidade de Vichy.

Fonte Alcalina/Alcalina, indicada no tratamento de úlceras gastroduodenais e uricemias, hipercloridrico, auxiliando a eliminação do ácido úrico e cálculos renais.

Fonte Ferruginosa/Primavera, indicada para o tratamento de anorexia, anemia, astenia.

Fonte Sulfurosa - Jaime Sotto Maior, indicada para distúrbios do intestino grosso, problemas alérgicos, diabetes e doenças do colágeno.

No parque também está localizada a Ilha dos Amores, com enorme variedade de pássaros exóticos. Há também na cidade um Centro Hidroterápico, completa aparelhagem de fisioterapia, duchas, sauna, massagens, banhos de espuma, banho turco, aplicação de infravermelho, ultravioleta e ultra-som. Outros atrativos que merecem uma visita são o Complexo Turístico Teleférico de São Lourenço; Mirante; Memorial Tancredo Neves; Montanha Sagrada; o templo em estilo dórico, semelhante aos gregos construídos pela Sociedade Brasileira de Eubiose; Chácara da Miguela, de 1907, abriga a Casa da Cultura; Ermida Bom Jesus do Monte, de 1903; Vila Sorriso; Estação Ferroviária.


Informações Úteis

Terminal Roviário São Lourenço: (035) 3332-5966
Prefeitura Municipal: (035)3332-4040
Serviço Autônomo de Turismo (Servtur):(035) 3332-4490

Bancos
Banco do Brasil: (035) 3332-2400
HSBC: (035) 3332-2244
Real: (035) 3332-1099
Bradesco: (035) 3332-3144
Itaú: (035) 3332-4633
Unibanco: (035) 3332-2088
Caixa Econômica Federal: (035) 3332-3888


Distâncias

Belo Horizonte: 387 km, São Paulo: 286 km, Rio de Janeiro: 255 km,
Caxambu: 31 km, Itajubá: 65 km, Engenheiro Passos: 86 km.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Agradecimentos: Ministério do Turismo.

 

Fotos São Lourenço

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?