São João del Rei (Minas Gerais)

Hotéis e Pousadas

Um patrimônio cultural e artístico com raízes históricas profundas. São João Del Rei é um lugar para andar pelas ruas e descobrir belezas insuspeitas. Há que se surpreender em cada esquina entre o colonial e o eclético, entre o barroco e o neoclássico. Há que se ver mais do que com olhos, enxergar com o coração... 


Mapa

E porque é vale é montanha, os arredores da cidade estimulam passeios ecológicos e o encanto das cachoeiras compensa a aspereza das caminhadas. Vale a pena explorar a cercania para encontrar a natureza em festa. Pois tudo é festa para quem nasceu em meio a rituais barrocos.
Tudo é um convite aos olhos e à emoção, como quem chega de longe e a água quente o espera para o banho reconfortante, a mesa posta, a palavra amiga.
Não basta se encantar com os templos, portadas magníficas como as do Carmo e São Francisco, simplicidade retilínea no Rosário, Catedral do Pilar e Mercês.
Não basta caminhar por praças tranqüilas como a do Carmo, do Largo da Cruz, da Câmara, a do Chafariz da Legalidade, ou imponentes como a de São Francisco com suas palmeiras imperiais.
Há tesouros arquitetônicos perdidos nas ruas transversais, lojas de incríveis quinquilharias e antigüidades, tão pequenas como alcovas, tão ocultas como pepitas no cascalho. Há que saber descobrir sabores da terra, bolinhos de feijão, licores e doces caseiros.
Há que apreciar o talento de seus artesãos, pintores, santeiros e fabricantes de móveis, bordadeiras e artistas do croché, do crivo e da renda de bilro.
É preciso também enveredar por confins do centro histórico e descobrir vielas pitorescas, o Beco do Cotovelo, o conjunto eclético da Rua Santo Elias, a aparência de presépio do casario da Rua Santo Antônio, o Beco da Escadinha nas proximidades da Igreja do Carmo. Há que visitar museus e reencontrar o passado, sobretudo o de Arte Sacra, o Regional e o Ferroviário. É absolutamente necessário sobrar algum tempo para voltar a ser criança e viajar na Maria Fumaça até Tiradentes, outra jóia à sua espera.

Atrativos:

 


 

O centro histórico reúne solares, museus e igrejas, como a de São Francisco de Assis, principal atração da cidade, rodeada por palmeiras-imperiais. As igrejas têm horário de visitação irregular.

 


É a única cidade do Brasil que produz peças utilitárias e decorativas de estanho, que podem ser compradas nas lojas ou direto nas fábricas.
Os arredores da cidade também são ricos em atrações, cachoeiras e trilhas convidam à prática de rapel e trekking na serra do Lenheiro. Ainda há visitas à Gruta da Pedra, e passeio de maria-fumaça até a cidade de Tiradantes.
O clima é Temperado, caracterizado por verões quentes e úmidos. A temperatura média anual é de 20°C.

 

Informações Úteis

Rodoviária: (32)3373-4700

Distâncias

Juiz de Fora: 165 km; Belo Horizonte: 185 km; Ouro Preto: 151 km;
São Paulo: 468 km; Rio de Janeiro: 330 km.













 

 


Agradecimentos: Ministério do Turismo.










 

 

Fotos São João del Rei

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.

Vídeo São João del Rei


Você esteve aqui?