Ouro Preto (Minas Gerais)

Hotéis e Pousadas

Uma visita imperdível. Localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, na Serra do Espinhaço, a paisagem de Ouro Preto é privilegiada por cachoeiras e parques naturais, além da arquitetura histórica tombada pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade.


Mapa

A povoação de Ouro Preto foi fundada pela Bandeira de Antônio Dias em 24 de Junho de 1698 e alçada à categoria de vila em 1711 com o nome de Vila Rica. Em 1823 foi elevada à Imperial Cidade de Ouro Preto. A antiga capital de Minas conservou grande parte de seus monumentos coloniais e em 1933 foi elevada a Patrimônio Nacional, sendo, cinco anos depois, tombada pela instituição que hoje é o IPHAN. Em 2 de setembro de 1980, na quarta sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, realizada em Paris, Ouro Preto foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade.

A história da cidade pode ser conhecida através de suas construções: Igreja de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias (Matriz), Igreja Nossa Senhora dos Pretos do Alto da Cruz (Santa Efigênia), Igreja Nossa Senhora dos Pardos de Pe. Faria, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de Baixo), Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima), Igreja São Francisco de Paula, Igreja Senhor Bom Jesus de Matozinhos (São Miguel e Almas), Igreja Nossa Senhora do Rosário, Antigo Palácio dos Governadores, Museu da Inconfidência, Teatro Municipal, Museu Guignard, Mina do Chico Rei (ou da Encardideira), Casa Thomás Antônio Gonzaga.


Como chegar

Ouro Preto fica a 100 km da capital Belo Horizonte.
O acesso é feito pelas rodovias BR-040 e BR-356.


Atrativos

Entre os atrativos naturais da cidade estão o Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas, o Parque Estadual Itacolomi, Estação Ecológica do Tripuí, Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira de Três Moinhos, Castelinho (Chapada) e a Gruta da Lapa (Antônio Pereira).


Informações Úteis

Rodoviária (31)3559-3252
Bancos: ABN AMRO/Real, BB, Bradesco. CEF, Itaú, Unibanco.


Distâncias

Belo Horizonte 100 km, Rio de Janeiro 475 km, São Paulo 675 km, Brasília 840 km,
Vitória 445 km, Juiz de Fora 293 km, Sete Lagoas 177 km, Conselheiro Lafaiete 136 km, Ponte Nova 76 km

 




Agradecimentos: Ministério do Turismo.

 

 

 

 

 

 



Fotos Ouro Preto

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.

Vídeo Ouro Preto


Você esteve aqui?