Caxambu (Minas Gerais)

Hotéis e Pousadas

Para quem quer descansar, experimentar o poder das águas e as boas opções de lazer,
Caxambu é o lugar perfeito
. Tem um dos balneários hidrominerais mais charmosos e
bem-estruturados do país. A maior parte dos hotéis ficam perto do Parque das Águas,
uma grande atração da cidade que é o ponto de partida para passeios de charrete.


Mapa

Caxambu é um dos bons destinos turísticos de Minas. Muito tranquila, esta tradicional estância hidromineral oferece uma atmosfera sempre saudável e aprazível aos seus visitantes. Ali, os turistas se sentem à vontade, descansam e se aproveitam das águas medicinais. O Parque das Águas, onde estão as doze fontes de água mineral de alto poder diurético e desintoxicante, cada uma delas com diferentes propriedades químicas, é um dos atrativos mais procurados. Há, ainda, o gêiser das estâncias hidrominerais que jorra água quente três vezes por dia. A famosa estância detém a maior concentração de águas carbogasosas do planeta.

O artesanato do município é um atrativo à parte. Possui boa variedade de produtos em palha, sisal, bambu, tapetes e colchas artesanais. No vestuário, destacam-se: malhas, bordados, tricô e crochê. Mas, vale a pena experimentar os deliciosos licores de frutas, a boa aguardente, os doces, compotas e queijos dos produtores locais.

Os eventos também movimentam Caxambu. Entre os principais, destacam-se: a Festa da Cidade; a Caxambuai, uma animadíssima festa junina; a Gincana de Férias, atividades esportivas e muitas brincadeiras das quais participam equipes formadas pela comunidade e pelos turistas; e a Festa de Nossa Senhora dos Remédios.

A história do município remonta ao século XVIII. A primeira sesmaria obtida no lugar denominado Cachambum, data de 1711. Anos mais tarde, um morador da Fazenda do Caxambu teve a idéia de construir ali uma capela. Enquanto aguardava a autorização para tal, acabou surgindo um povoado no local então destinado a futura capela. Só em 1748 é que se concede a permissão para a construção da capela dedicada a Nossa Senhora dos Remédios. Na época, esta localidade pertencia à freguesia de Baependi.

Segundo a tradição, foi em 1814 que as primeiras fontes de água mineral foram descobertas. Em 1861, as terras com as fontes foram desapropriadas pelo governo da província. A fama dos poderes curativos e afrodisíacos das águas minerais de Caxambu se propagou tão rapidamente que, já em 1868, lá chegaram D. Isabel e o Conde d’Eu, em busca da cura da esterilidade da princesa. Na ocasião, na presença do casal, foi lançada a pedra fundamental dedicada a Santa Isabel, rainha da Hungria. No dia 16 de setembro de 1901, pela Lei nº 319, o povoado foi elevado à vila e, em 1915, à cidade.

Nas montanhas do sul de Minas Gerais situa-se Caxambu, o maior complexo hidromineral do mundo, com 12 fontes de água mineral com propriedades diferentes.
A cidade possui um conjunto arquitetônico e paisagístico de rara beleza e um clima saudável de montanha.

Através do colorido de suas paisagens, das belezas naturais, pelos encantos dos seus jardins floridos e pelo valor inigualável de suas miraculosas águas, Caxambu vem , desde a época do Brasil colônia, conquistando seus visitantes.

Como chegar

Brasília: BR 040/ BR 383/ BR 354.
Rio de Janeiro: BR 116/ BR 354.
São Paulo: BR 381 / BR 267.
Vitória: BR 262/ BR 040/ BR 267.
Belo Horizonte: BR-381; BR-267.

Atrativos


Parque das Águas de Caxambu - O Parque das Águas de Caxambu, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), tem 210.000m2 de área e conta com 12 fontes de águas minerais, de alto poder diurético e desintoxicante, com propriedades químicas diferentes umas das outras, fluindo ininterruptamente.

Os bosques, jardins e alamedas de grande beleza paisagística são perfeitos para passeios tranqüilos e revitalizantes.

Igreja Matriz - A atual Igreja Matriz, de estilo gótico, teve sua pedra fundamental lançada em 1892 no mesmo local da velha capelinha de N. Sra. dos Remédios, do século XVIII, ficando pronta em 1º de janeiro de 1906. Atualmente a Igreja é palco das grandes celebrações religiosas da cidade. A festa da padroeira N. Sra. dos Remédios acontece no dia 15 de agosto 180com missas, procissão e atividades de barracas. Outra grande procissão ocorre no dia de Corpus Christi quando as principais ruas da cidade são enfeitadas com tapetes coloridos feitos com materiais variados como serragem, sementes e pó de café. Durante a Semana Santa são realizadas encenações de quadros vivos lembrando os passos de Cristo, além das tradicionais procissões de Ramos (domingo anterior) e do Encontro (terça-feira).

Igreja de Sta. Isabel de Hungria - A Igreja de Santa Isabel teve sua construção iniciada em 1868, em estilo neogótico, em cumprimento a uma promessa feita pela Princesa Isabel, sendo, porém, consagrada apenas no ano de 1897, quando a Família Imperial já se encontrava no exílio. Nesta Igreja de Caxambu, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, destaca-se um altar feito em madeira trabalhada onde fica a imagem de Santa Isabel de Hungria. O acesso à Igreja pode ser feito a pé por uma escadaria de 126 degraus ou de carro, pela rua Monsenhor João de Deus.

Praça XVI de Setembro - Praça com amplos jardins floridos, bancos, árvores frondosas e cortada pelo córrego Bengo. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o local conta ainda com um coreto de 1913 decorado com uma pequena cascata esculpida por Chico Cascateiro e uma fonte do mesmo artista.

Pça. Hélio Castilho Moreira - Localizada no centro da cidade, a área recebe exposições e feiras de produtos típicos.

Morro de Caxambu - Com aproximadamente 1090m de altitude e a 186m acima do Parque, o Morro de Caxambu proporciona uma deslumbrante vista da cidade e arredores.
É possível avistar também a cidade de Baependi e as serras próximas. Para se chegar ao topo existem três opções: de carro, a pé, ou de teleférico. Lá funcionam uma lanchonete e lojas de artesanato e souvenirs.

Em seu cone superior o Morro de Caxambu abriga ainda a estátua do Redentor (1961) com 15m de altura e o Cruzeiro (1929).

Horto Municipal - Área protegida pelo município, de trinta alqueires, também denominada "Represa do Jacaré". Com uma grande diversidade de fauna e flora é um local bastante agradável para caminhadas, passeios a cavalo ou de bicicleta, em meio à exuberante vegetação.
O acesso pode ser feito a partir da trilha que começa na entrada do Horto Florestal.

Montanhas e Cachoeiras - Caxambu e as cidades vizinhas oferecem uma grande variedade de atrativos naturais de enorme beleza e raridade.
São inúmeras cachoeiras para todos os gostos e idades, montanhas e picos, reservas e parques municipais e estaduais que possibilitam a prática de esportes radicais e contemplação da natureza.
A região oferece ainda diversas opções de turismo rural e esotérico.

Informações Úteis

Secretaria Municipal de Turismo: (35) 3341-1298
Parque das Águas: (35) 3341–3999
Secretaria Municipal de Saúde: (35) 3341-9020
Rodoviária: (35) 3341-5566

Distância

Belo Horizonte: 375km
São lourenço: 37km
Rio de Janeiro: 288km
São Paulo: 327km



Agradecimentos: Ministério do Turismo.


Fotos Caxambu

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?