Barbacena (Minas Gerais)

Hotéis e Pousadas

É conhecida em todo o Brasil, e também no exterior, como a "Cidade das Rosas", devido à grande produção de primeira qualidade desta flor. É um grande produtor de fruticultura e floricultura e se destaca como centro de ensino, com expressiva influência regional, tendo também um comércio diversificado.


Mapa

As primeiras informações sobre Barbacena ligam-se às Fazendas da Borda do Campo e do Registro Velho, construídas no início do século XVIII e que marcam a finalização da abertura do chamado Caminho Novo, que ligava o Rio de Janeiro ao interior das Minas Gerais. Esta empreitada foi realizada por Garcia Rodrigues Paes Leme, filho do Bandeirante paulista Fernão Dias. Garcia Rodrigues Paes construiu então a Fazenda da Borda do Campo, cuja Capela consagrada à N. Sra. da Piedade tornou-se Matriz em 1726.

Ficando pequena para o grande número de moradores da região da Borda do Campo, decidiu-se pela construção de uma Igreja maior.Em 1748, inaugurou-se a capela-mor da Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade do Arraial da Borda do Campo. Em 1753, foram revogadas restrições à construção de casas e ao estabelecimento de comércio no arraial, o que facilitou seu crescimento, acompanhando o vigor da produção aurífera da época.

Em 1791, com a exploração do ouro já em decadência, o então chamado Arraial da Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo foi elevado à categoria de vila e município, recebendo o nome de Barbacena, em homenagem ao Visconde do mesmo nome.

Esse acontecimento se deu simultaneamente aos desdobramentos da Inconfidência Mineira em 1789. Cinco dos principais envolvidos no citado movimento, incluindo Joaquim da Silva Xavier e Joaquim Silvério dos Reis, tinham ligações com Barbacena. Em conseqüência, algumas propriedades da região foram confiscadas (entre elas a Fazenda da Borda do Campo), por pertencerem a inconfidentes.

A propriedade de grandes extensões de terra neste vasto território permitiu a formação de uma elite relativamente ampla de ilustres famílias barbacenenses. Essa mesma elite dominou econômica e politicamente a história do município e participou da vida nacional, tanto na Colônia, como no Império e na República. Foi justamente essa combinação da base agropastoril, da elite proprietária de terras e da localização estratégica que permitiu a Barbacena adaptar-se às mudanças nos processos de desenvolvimento nacional e estadual.

Como chegar

Situada dentro do eixo Rio / Belo Horizonte propicia assim, uma gama de estradas de rodagem que servem esta região: BR 040, principal forma de acesso à cidade, BR265, MG 388 e M265.

Atrativos

Matriz Santuário de N. Sra. Piedade
Matriz de N. Sra. Assunção ( Boa Morte )
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Basílica de São José Operário
Sobrado dos Andradas
Câmara Municipal - Palácio da Revolução Liberal
Estação Ferroviária - CEFEC
Museu da Loucura
Jardim do Globo
Praça dos Andradas  
Cadeia Velha - Casa da Cultura
 "Pontilhão" Pedro II
Museu Georges Bernanos
Parque Municiapal "Casa de Emeric Marcier"Museu Municipal de Barbacena  

Informações Úteis

Rodoviária:(32)3332-1874
Bancos: BB, Bradesco, CEF, HSBC, Itaú, Mercantil/BR, Uibanco.

Distâncias

São João del Rei - 60Km
Tiradentes - 45Km
Juiz de Fora - 97Km
Santos Dumont - 32Km
Ouro Preto - 209Km
Congonhas - 33Km
Belo Horizonte - 165Km
Rio de Janeiro - 273Km
São Paulo - 532Km
Vitória - 597Km
 

Agradecimentos: Prefeitura Municipal de Barbacena.



 

Fotos Barbacena

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?