Corumbá (Mato Grosso do Sul)

Hotéis e Pousadas

Corumbá é conhecida como capital do Pantanal por possuir 70% deste paraíso ecológico. Fica a Noroeste do Mato Grosso do Sul, próximo à fronteira com a Bolívia. Assentada à margem do rio Paraguai, é uma grande ilha pantaneira, rica em minérios (calcário, ferro, manganês), fauna e flora regionais, que sempre buscou a convivência harmoniosa entre a natureza e o homem pantaneiro.


Mapa

Atividades ecoturísticas podem ser praticadas pelo extenso Pantanal Sul, por exemplo na Gruta Ricardo Franco, na Morraria do Urucum e Mina do Urucum (mirante, possibilidade de fazer vôo livre), no Parque Marina Gatass (possui sitio ecológico), e em dos principais pontos turísticos: a Estrada-Parque, que é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) com planície alagada e vegetação de campos limpos, ao longo da estrada possui hotéis e restaurantes. Os rios Paraguai, Miranda e Aquidauana dispõem de barcos-hotéis.

A cidade também possui um centro histórico com grandes atrativos para visitação: Casa do Artesão; Casa do Massa Barro (Entidade criada para incentivar a arte em cerâmica, o artesanato local é conhecido em toda a Europa.); Forte Coimbra; Forte Junqueira; Igreja Nossa Senhora da Candelária (Inaugurada em 1887 com solenidade do ritual romano, guarda um Brasão da Coroa Portuguesa que se destaca no altar.); ILA (Instituto Luiz de Albuquerque, abriga um museu e as bibliotecas do Estado Biblioteca Municipal Loubivar de Mattos e Biblioteca Estadual Gabriel Vandoni de Barros); Porto Geral (O Casario da principal rua do Porto, Manoel Cavassa, é o ponto de referência histórica da cidade.); Praça da Independência; Praça da República; Santuário Maria Auxiliadora.

O clima em Corumbá é tropical, com inverno seco e chuvas no verão. A média da temperatura é 25ºC.

Como chegar

A principal via de acesso à Corumbá é a rodovia BR-262. Há também a possibilidade de outras rodovias internas, como a Estrada Parque, com 117 km e trechos precários. A cidade possui aeroporto internacional.

Atrativos

Gruta Ricardo Franco
Morraria do Urucum e Mina do Urucum (mirante, possibilidade de fazer vôo livre).
Parque Marina Gatass
Estrada-Parque
Rios Paraguai, Miranda e Aquidauana.
Casa do Artesão; Casa do Massa Barro.
Igreja Nossa Senhora da Candelária
Biblioteca Municipal Loubivar de Mattos e Biblioteca Estadual Gabriel Vandoni de Barros).
Praça da Independência; Praça da República; Santuário Maria Auxiliadora.

Distâncias

Campo Grande: 418km
Aquidauana: 305km
Rondonópolis(MT): 910km
Cuiabá(MT): 1.120km

Agradecimentos: Ministério do Turismo.

Fotos Corumbá

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?