Chapada dos Guimarães (Mato Grosso)

Hotéis e Pousadas Imóveis para Temporada

Um lugar especial feito para pessoas que querem ter o máximo de contato com a natureza e muita emoção. Com um clima de montanha e as atrações naturais do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, ao seu lado, vive atualmente em torno do ecoturismo. Além das cachoeiras, riachos e trilhas, a região tem a segunda maior caverna de arenito do país (Aroe Jari) e paisagens inesquecíveis, como os vales, paredões e a Cidade de Pedra.


Mapa

A poucos quilômetros de Cuiabá, o turista começa a sentir a amenidade do clima. A beleza de Chapada aparece ao longo do imenso paredão azul dos contornos da serra. No trajeto que liga a Capital Matogrossense à cidade de Chapada vê-se revoadas de sanhaços e rolinhas, passo preto e perdizes. As siriemas atravessam a estrada e fazem breves vôos; não raro, as emas também surgem no cerrado. É constante o cheiro do mato e o visual bonito. A apaixonante quietude faz com que o turista se surpreenda no silêncio, mergulhando em agradável evocação.
 
Com um clima de montanha e as atrações naturais do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, ao seu lado, vive atualmente em torno do ecoturismo. Além das cachoeiras, riachos e trilhas, a região tem a segunda maior caverna de arenito do país (Aroe Jari) e paisagens inesquecíveis, como os vales, paredões e a Cidade de Pedra.

Chapada dos Guimarães é um lugar onde o tempo se forma na estrutura de suas rochas e se projeta sobre a extensão dos seus mirantes a contemplar o infinito.Uma importante relíquia histórica da Chapada é a Igreja de Senhora Santana do Santíssimo Sacramen- to, que fica num larguinho que leva o estranho nome de Praça Dom Wunibaldo. Nos ban- cos da pracinha, moradores e visitantes se reúnem todas as noites, depois de um dia inteiro suado na lida do gado (como é o caso dos sertanejos) e nas caminhadas (como é o caso dos aventureiros), para prosear até o sono aparecer. Na pacata Chapada dos Guimarães convivem em harmonia gente da terra, místicos e todo tipo de aventureiros, de trekkers a balonistas que, nos últimos meses, têm aparecido com freqüência cada vez maior nos céus da Chapada.

A cidade tem 252 anos e em seu aniversário ocorre o Festival de Inverno, uma manifestação cultural que atrai músicos de todo o país para shows livres na Praça da Igreja Nossa Senhora Santana.

Como chegar

As vias de acesso são pelas rodovias MT-305 e BR 070. Não há posto de combustível entre Cuiabá e Chapada. Na cidade não há aeroporto, apenas uma pequena pista de pouso em uma fazenda.

Atrativos

Parque Nacional de Chapada dos Guimarães
Igreja de Senhora Santana do Santíssimo Sacramento
Circuito das Cachoeiras
Mirante do Centro Geodésico

Informações Úteis

Rodoviária: (65)3301-1116
Bancos: BB, Bradesco.

Distâncias

Cuiabá: 69km,
Rondonópolis: 280km
Goiânia: 1015km

Agradecimentos: Ministério do Turismo.

 

Fotos Chapada dos Guimarães

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?