Maranhão

Hotéis e Pousadas

Pura diversidade da natureza. O Maranhão é um desses lugares abençoados pela natureza. Localizado numa zona de transição entre o Nordeste e o Norte do Brasil, tem na diversidade dos ecossistemas uma das suas características mais marcantes. Praias, florestas, cerrados, lagos e rios são alguns desses atrativos, que fazem do Maranhão um estado diferenciado além, é claro, da sua história, cultura popular e muitas outras que você precisa descobrir.

Principais Destinos

Outras cidades

São Luís

O Pólo turístico de São Luís abrange a capital, São Luís, a cidade histórica de Alcântara, além de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Em São Luís destaque para o Centro Histórico, que passou por um grande programa de restauração durante o governo Roseana Sarney. O conjunto é um dos mais significativos do Brasil, com cerca de 3500 imóveis dos séculos XVIII e XIX distribuídos principalmente pelos bairros da Praia Grande, Desterro e Portinho. Conta com lojas, cinema, museus, bares, restaurantes e hotéis. Em Alcântara também se destaca seu harmonioso conjunto arquitetônico. E em São José de Ribamar a tranqüilidade, belas paisagens e mesa farta e saborosa, com deliciosas peixadas e peixe pedra frito, justificam uma visita.

Parque dos Lençóis

Situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas. Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, belo e intrigante fenômeno da natureza, que tem Barreirinhas como principal portão de entrada. O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto.

Delta das Américas

Localizado a nordeste do Estado, na divisa com o Piauí. Envolve a região sob influência do Delta do Rio Parnaíba, que tem setenta por cento da sua área no Maranhão. Tutóia, Paulino Neves e Araioses são os principais municípios. Deste último partem excursões turísticas para o Delta.

Chapada das Mesas

Cachoeiras, trilhas ecológicas, belas paisagens. São inúmeras as surpresas que uma viagem à Chapada das Mesas pode revelar ao viajante. As principais cidades do pólo são Imperatriz, Carolina e Riachão, circundadas por um mundo mágico e grandioso.As cachoeiras são responsáveis por grande parte do encanto que envolve a Chapada das Mesas. Mas Pedra Caída é com certeza a que mais chama a atenção, e com todo os méritos. Tudo começa com um rio que em determinado ponto do seu curso encontra uma fenda. Nesse ponto a água despenca a uma altura de cerca de 50 metros, formando lá embaixo, entre paredões rochosos, uma piscina natural de beleza indescritível.

Floresta dos Guarás

O Pólo da Floresta dos Guarás fica na parte amazônica do Maranhão, no litoral ocidental do Estado. Incluído como Pólo ecoturístico por excelência, envolve os municípios de Cedral, Mirinzal, Cururupu, Guimarães e Porto Rico do Maranhão, entre outros. Seu nome deve-se à bela ave de plumagem vermelha, comum na região. Entre os maiores atrativos turísticos deste Pólo, está a Ilha dos Lençóis, em Cururupu. Inteiramente formada de areia, apresenta cenários deslumbrantes.Outros atrativos: Praias de Caçacueira, São Lucas e Mangunça; Parcel de Manuel Luís, um banco de corais ao alcance apenas de mergulhadores profissionais; estaleiros, onde os mestres constroem embarcações típicas do Maranhão, inteiramente artesanais; pássaros como guarás, garças, colhereiros e marrecos.



Agradecimentos: SEEDETUR - Secretaria de Estado Extraordinária para Desenvolvimento do Turismo.

Fotos Maranhão

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.

Vídeo Maranhão



As Belezas do Maranhão: