Pirenópolis (Goiás)

Hotéis e Pousadas

Terra de tradições e povo hospitaleiro. Pirenópolis oferece aos turistas inúmeras opções para a prática de esportes de aventura e ecoturismo. A natureza local é exuberante, protegida por santuários de vida silvestre e enriquecida por rios e cachoeiras.


Mapa

Tombado Patrimônio Histórico Nacional em 1988, Pirenópolis mantém ainda hoje os casarões do século XVIII, igrejas e museus, todos aninhados sobre suas ruas de pedras e debruçados sobre o límpido Rio das Almas, muito procurado para a prática do rafting.

Situada na região central do Estado de Goiás, entre as cidades de Goiânia e Brasília, constitui um dos destinos mais agradáveis da Região Centro-Oeste para se descansar, desfrutar da natureza, e curtir o agito noturno – sempre presente nessa pequena cidade goiana. Aos pés da Serra dos Pireneus, é agraciada por uma beleza natural exuberante, onde montanhas cobertas de cerrado exibem inúmeras cachoeiras em locais de grande encanto.

O visitante pode conhecer o casario barroco, a arquitetura sacra e colonial, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, as comemorações do Divino Espírito Santo (maio e junho), as Cavalhadas (reprise das lutas medievais travadas entre mouros e cristãos na península Ibérica).

A melhor época para visitar Pirenópolis é da segunda metade de abril à primeira metade de junho. Nesse período, a seca ainda não começou, e os dias de céu bem azul são muito comuns. Durante agosto e setembro acontece o auge da seca na região, e as chuvas começam a cair logo no início de outubro.

O clima da região é o semi-úmido. E a temperatura média anual fica na casa dos 21ºC – com máxima média anual de 27ºC e mínima de 18ºC.

Como chegar

Por via rodoviária, o acesso pode ser feito pelas rodovias BR-153, GO-431, GO-225 e GO-338.

Atrativos

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Teatro de Pirenópolis
Cine Pireneus
Ponte sobre o Rio das Almas
Museu da Família Pompeu
Museu das Cavalhadas.
Cachoeiras da Várzea do Lobo, Usina Velha, do Abade
Parque Estadual da Serra dos Pireneus
Picos dos Pireneus
Morro Cabeludo
Pocinhos do Sonrisal
Santuário de Vida Silvestre Vagafogo

Informações Úteis

Informações Turísticas: (62) 3331-2729
Rodoviária: (62) 3331-1080
Agências Bancárias: Banco do Brasil, Bradesco e Itaú.   

Distâncias

Corumbá de Goiás: 20km
Anápolis: 71km
Goiânia: 123km
Brasília: 137km

Fonte:  Prefeitura Municipal de Pirenópolis e Ministério do Turismo.

 

 
    
 

Fotos Pirenópolis

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?