Distrito Federal

Hotéis e Pousadas

Imagine uma jornada que o leve à uma arquitetura ultra-moderna.  Ao único conjunto urbano no mundo cujas características são rigorosamente fieis à arquitetura moderna. Muitas vezes chamada de Cidade Monumento, Brasília é simplesmente o projeto modernista mais importante do século XX. Visitar a Brasília é, pois, compreender a aventura da construção de uma nova capital que aconteceu em momento excepcional da vida brasileira. É também redescobrir o país, revivendo os momentos mais importantes da nossa historia. É admirar ainda um projeto modernista único no mundo e assim reconhecido pela Unesco.

Principais Destinos

Outras cidades

BRASÍLIA - PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

Brasília é uma cidade totalmente construída com idéias modernistas. O valor do seu plano urbanístico e de seus monumentos faz com que Brasília seja um marco mundial da arquitetura e urbanismo modernos. Assim, a Capital do Brasil foi o primeiro núcleo urbano, construído no século XX, considerado digno de ser incluído na lista de bens de valor universal, recebendo o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1987, pela UNESCO.

O reconhecimento de seu valor patrimonial fundamentou-se no plano urbanístico de Lúcio Costa, concebido em quatro escalas estruturais: a Monumental - compreendida em todo o Eixo Monumental e que abriga a alma político-administrativa do País -; a Gregária - representada por todos os setores de convergência da população -; a Residencial - composta pelas Superquadras Sul e Norte - e a Bucólica - que permeia as outras três, por se destinar aos gramados, praças, áreas de lazer, orla do lago Paranoá e aos jardins tropicais de Burle Marx. Da interação dessas quatro escalas nasceu uma cidade que "sendo monumental, é também cômoda, eficiente, acolhedora e íntima. É ao mesmo tempo, derramada e concisa, bucólica e urbana, lírica e funcional..." (Lúcio Costa).

Para compor o plano urbanístico, Oscar Niemeyer projetou monumentos marcantes, considerados o melhor da expressão arquitetônica moderna brasileira. O grande diferencial desses monumentos e de outros espaços de Brasília é a integração da arte à arquitetura. Com isso, vários artistas de renome participaram da construção da capital, transformando-a em palco de experimentação das artes.

Todo esse diferencial urbanístico, arquitetônico e artístico faz com que Brasília seja uma cidade muito especial, diferente de qualquer outra já vista no mundo.

Fotos Distrito Federal

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.