Jericoacoara (Ceará)

Hotéis e Pousadas

Local belíssimo, onde o contato com a natureza é intenso e a beleza da paisagem impressiona a qualquer um. Jericoacoara tem algumas das praias mais bonitas do País, repleta de dunas e costões rochosos, coqueirais e mar de água incrivelmente azul.


Mapa

A 305 km a oeste de Fortaleza, ela continua quase isolada e o acesso ainda depende de veículos especiais que consigam atravessar os quilômetros de dunas que a separam da estrada mais próxima. Suas ruas não têm calçamento e a chegada da energia elétrica é recente. Para preservar o meio ambiente, grande área em volta do povoado foi transformada no Parque Nacional de Ubajara e Jericoacoara.

Apesar de ter sido descoberta nos anos 70 por hippies, Jeri, como é chamada, conserva ainda as características de pequena vila de pescadores. Nestas três décadas, tem sido harmoniosa a relação entre forasteiros e moradores, que transformaram suas casas simples em pousadas e restaurantes, mas continuam praticando a pesca de subsistência.

Com o aumento da fama, atualmente Jericoacoara recebe turistas brasileiros e estrangeiros que aproveitam as belíssimas praias, fazem passeios de bugues pelo extenso litoral e velejam nas lagoas de águas limpas e azuis. No final da tarde, um bom programa é assistir ao belíssimo pôr-do-sol sobre uma enorme duna. E à noite, visitar os restaurantes para provar algumas das deliciosas receitas de peixes e frutos do mar. Se ainda restar fôlego, o turista pode entrar madrugada adentro curtindo um autêntico forró na animação dos bares.

Quem visita a praia de Jeri não pode deixar de conhecer também a cidade de Jijoca de Jericoacoara, que fica a apenas 20 km, com belezas naturais e ventos constantes que agradam especialmente aos praticantes de esportes náuticos, como o kitesurf e o windsurf.

O clima da região é caracterizado como quente e úmido, com chuvas do verão ao outono e temperaturas médias oscilando entre 22°C e 35°C. O período de seca varia de cinco a seis meses. A média anual pluviométrica é de 1364 mm.

Como chegar

Via Rodoviária: saindo de Fortaleza pela BR-222, BR-402, CE-085 e CE-179, são 280 km até Jericoacoara.

Atrativos

Praia de Jericoacoara - é uma bela enseada rodeada de dunas de areia branca e coqueiros. Parque Nacional de Jericoacoara - Diversas espécies de aves, algumas delas ameaçadas de extinção, podem ser avistadas na região.
Passeio de bugue até Nova Tatajuba - é um vilarejo de pescadores com algumas poucas casinhas de pescadores.
Jijoca de Jericoacoara - Em Jijoca estão a Lagoa Azul e a Lagoa Paraíso onde ventos alísios tornam o local perfeito para os esportes de vela.
Pôr-do-sol sobre as dunas - No final da tarde, muita gente sobe a maior duna de Jericoacoara, com cerca de 30 m, para observar o poente.

Informações Úteis

Aeroporto Internacional Pinto Martins (Fortaleza): (85) 3477-1000 / 3477-1001 / 3477-1742.
Rodoviária: (88) 3621-0211

Distâncias

Fortaleza - 305km
Jijoca de Jericoacoara - 23km
Camocim - 87km
Itapipoca - 176km
Parnaíba - 227km

Fonte: Ministério do Turismo e Secretaria de Turismo do Ceará.


Fotos Jericoacoara

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?