Trancoso (Bahia)

Hotéis e Pousadas Imóveis para Temporada

Para quem busca tranqüilidade ou aventura, Trancoso é o lugar ideal. Suas belas praias, algumas desertas e outras próprias para o surf, por exemplo, e a oportunidade de praticar diferentes esportes, como mountain bike, kitesurf, entre outros, atrai muitos visitantes.


Mapa

Trancoso, no sul da Bahia, é um distrito de Porto Seguro, distante a 25 km. Originou-se de uma aldeia Jesuíta fundada em 1586 chamada São João Batista dos Índios. Redescoberto por hippies no final dos anos 70, era só um conjunto de casas ao lado de um gramado com uma igreja ao fundo, de onde pode se ver o mar.

O vilarejo é mais tranqüilo que Porto Seguro e Arraial D’Ajuda, muito procurado por jovens estrangeiros. Uma praça ampla chamada Quadrado concentra o movimento em Trancoso, é onde ficam os bares, restaurantes, pousadas e lojas de artesanato, mas não há iluminação pública e o trafego de carros é proibido.

Todas as praias são adequadas para banho, sendo que algumas também oferecem a opção de banhos de água doce, como a Praia do Rio Verde. A Praia do Rio da Barra é boa para pesca e oferece área para camping. A Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, além de serem boas para pesca, são boas também para mergulho. Ambas possuem barracas, sendo que na segunda, sua concentração é maior e um extenso manguezal impede a passagem de automóveis. As praias do Rio Verde, de Pedra Grande e do Nudismo são muito freqüentadas pelos adeptos do naturismo. As opções de acesso são a pé, pela praia, a partir de Trancoso ou de carro, por estrada de terra.

O clima é quente durante o verão e úmido e sub-úmido durante o inverno, com temperatura média anual de 24,4°C.

Como chegar

Via Terrestre:
Acessando a BA – 001 pelo km 33 da BR- 367 que liga Eunápolis a Porto Seguro. A partir dessa BR, são 47km até Trancoso em estrada de asfalto, totalizando 80km, a partir de Eunápolis. Além de vans e ônibus que partem de Arraial d’ Ajuda para Trancoso.
Obs: No centro de Trancoso é proibida a circulação de veículos pesados, incluindo microônibus e ônibus de turismo.

Via marítima:
Chegando a Porto Seguro, pegar a balsa, com destino a Arraial d’Ajuda, que distancia á 24km de Trancoso, em estrada mista de terra e asfalto.

Atrativos

Mountain bike - Na cidade são promovidos passeios de mountain bike tanto para iniciantes como para profissionais, desde percursos mais curtos com 22 quilômetros de extensão e duas horas de duração até passeio mais longos, de 50 a 100 quilômetros com duração de seis horas.
Surf - O mar em Itapemirim parece ter sido feito para os surfistas. Suas ondas de meio a um metro quebram para os dois lados. Em dias de mar bravo chegam a ter dois metros.
Kitesurf - o surfista é impulsionado por uma pipa.
Ponta do Corumbau - os visitantes podem praticar mergulho e observar a variedade de animais marinhos.
Cavalgadas -  Para conhecer a região os visitantes podem alugar cavalos e escolher percorrer tanto trilhas rápidas como mais demoradas.
Mergulho - A Praia dos Nativos e a dos Coqueiros são as mais visitadas por mergulhadores de Trancoso.
Igreja de São João Batista.

Informações Úteis

Secretaria de Turismo: (73) 3288-4124
Rodoviária: (73) 3668-1147
Aeroporto: (73) 3288-2010

Distâncias

Salvador - 725km
São Paulo - 1341km
Rio de Janeiro - 1007km
Belo Horizonte - 772km
Porto Alegre - 2346km
Brasília - 1141km

Fonte: Ministério do Turismo e Bahiatursa.

Fotos Trancoso

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?