Salvador (Bahia)

Hotéis e Pousadas Imóveis para Temporada

Capital do alto-astral. Com dias claros em todas as estações, Salvador tem uma região histórica formada por becos e ladeiras sinuosas, que conduzem o turista aos prédios coloniais, às delícias da culinária baiana, ao Mercado Modelo e a uma privilegiada estrutura turística de luxo e conforto. Salvador ainda é dona de um dos melhores carnavais do País e de uma orla repleta de belezas.


Mapa

Por suas características singulares, Salvador tornou-se um dos principais destinos turísticos internacionais. Famosa pela sua história, pelo legado deixado por povos de outros continentes, pela miscigenação cultural, pelo sincretismo religioso e pelo povo hospitaleiro, a capital baiana é cenário e objeto de estudo de profissionais de diversas áreas, há muitos anos.

As ruas do Centro Histórico de Salvador transportam o turista para os primórdios da história do Brasil. Profundos conhecedores da cultura local, os guias turísticos da região explicam como se desenvolveu a colonização da primeira cidade do País. Até 1763, Salvador foi a capital da Coroa Portuguesa nas Américas, destacando-se, também, como o principal porto do Hemisfério Sul até o século XVIII.

A cidade é considerada a capital cultural do País, berço de grandes nomes nas diversas manifestações artísticas, com destaque nacional e internacional. A atividade cultural e o turismo são importantes geradores de emprego e renda, impulsionando as artes e a preservação dos patrimônios artístico e cultural. 

Como uma correnteza da qual ninguém quer escapar, os trios elétricos arrastam quem estiver em Salvador durante o Carnaval. Os trios elétricos, carretas com amplificadores de som que servem de palco ambulante, percorrem três circuitos oficiais. Atrás deles, mais de dois milhões de foliões seguem por 25 km de ruas e avenidas. O Osmar vai do Campo Grande até a praça Castro Alves, no Centro da cidade; o Dodô, do Farol da Barra até Ondina, na orla; e o Batatinha passa pelo Pelourinho. 

O primeiro é o mais antigo, e onde acontecem os desfiles dos blocos mais tradicionais do evento. No Dodô, onde ficam os camarotes de artistas famosos, a festa começa a ficar mais animada no fim da tarde e segue até a madrugada.
Como se não bastasse Salvador ainda conta com muitas belezas naturais: são 50 km de praias, além de diversos parques ecológicos.

Salvador é uma cidade ensolarada, de clima quente e úmido, tipicamente tropical, com temperatura média de 25 ºC.

Como chegar

Por via rodoviária, cortando o Estado da Bahia de sul a norte, as BR 101 e 116 interligam Salvador a todo o restante do País. Basta, na altura de Feira de Santana, pegar a BR-324. A capital baiana é servida por linhas de transporte rodoviário originadas a partir de quase todos os Estados brasileiros.

Por via aérea, a partir de qualquer capital todas as companhias aéreas brasileiras dispõem de vôos diários para Salvador. De outros países, há 30 vôos semanais de 18 cidades, de 13 países e de três continentes.

Por via marítima, dezenas de cruzeiros fazem paradas em Salvador, especialmente durante o verão.

Atrativos

Centro Histórico - Tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, o Centro Histórico de Salvador possui milhares de casarões dos séculos XVI, XVII, e XVIII. Divide-se em três áreas principais: a Praça Municipal ao Largo de São Francisco, o Pelourinho e o Largo do Carmo, finalizando com o Largo de Santo Antônio Além do Carmo.
Manifestações Populares - são um forte traço cultural da cidade de Salvador. O folclore da cidade reúne elementos artísticos feitos do povo para o povo, sempre ressaltando o caráter de tradicionalidade destas representações, como: capoeira, afoxé, Folia de Reis, Maculelê e Samba de Roda.
Igreja da Ajuda, Igreja da Ascensão do Senhor, Igreja da Ordem Terceira de São Domingos, Capela de Nossa Senhora da Penha, Casa dos Padres – Itacaré, Catedral Basílica, Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, Igreja e Convento de São Francisco.
Museu Carlos Costa Pinto, Museu de Arte Sacra da UFBA, Museu de Arte da Bahia, Museu Abelardo Rodrigues.
Praias de Todos os Santos, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Jardim de Alá, Armação, Flamengo e outras.

Informações Úteis

Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães: (71) 3204-1323 / 3204-1244 / 3204-1444.
Rodoviária: (71) 3450-4488/ 3450-8300
Bancos: Banrisul, BB, BNB, HSBC, CEF, Itaú, Bradesco, Citibank, Safra, Santander e outros.

Distâncias

Brasília: 1540km
Rio de Janeiro: 1730km
São Paulo: 1960km
Belo Horizonte: 1430km

Fonte: Ministério do Turismo e Bahiatursa

Fotos Salvador

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.

Vídeo Salvador


Você esteve aqui?