Japaratinga (Alagoas)

Hotéis e Pousadas Imóveis para Temporada

Um refúgio ideal para o descanso. As praias quase intocadas, cercadas por coqueiros, fazem de Japaratinga o destino certo para quem busca tranqüilidade, beleza e muito sol.


Mapa

Com rios, manguezais, praias calmas e também selvagens, Japaratinga permite aos visitantes desfrutar, ao mesmo tempo, a plenitude de seus encantos naturais e uma boa infra-estrutura de bares e restaurantes. As praias mais procuradas são Japaratinga, com banhos tranqüilos em águas mornas; e Barreira do Boqueirão, dona de bicas de água mineral para banhos refrescantes. O encontro das águas do Rio Manguaba com as correntes do Oceano Atlântico também proporciona um espetáculo de rara beleza.

A diversidade de ecossistemas é responsável pela variedade gastronômica da região. Os frutos do mar constituem sua principal iguaria. Também se destacam as cocadas, o mungunzá e os beijus na folha da bananeira, além dos sequilhos de goma.

A habilidade dos artesãos de Japaratinga chama a atenção dos visitantes. Com grande habilidade, esses artistas trançam a palha de ouricuri e fabricam artigos de uso doméstico e de decoração, como balaios, cestas, esteiras, tapetes e samburás utilizados pelos pescadores para guardar o pescado.

Entre as outras manifestações culturais do local, uma das festividades mais conhecidas é a Festa de Nossa Senhora das Candeias, que ocorre anualmente no mês de janeiro. Singela e poética, a comemoração atrai uma legião de devotos, que desfilam nas romarias e participam das celebrações religiosas. Os folguedos populares também estão presentes nas festas locais. Os principais são: Guerreiro, Caboclinhos, Samba de Matuto, Pastoril e Quadrilhas.

Como chegar

Via rodoviária
A partir de Maceió, seguir pela AL-101 norte por 115 km.
Também é possível percorrer a AL-101 norte até São Luís do Quitunde e, de lá, seguir pela rota ecológica (AL-436) até Porto de Pedras, onde é possível tomar uma balsa para atravessar o Rio Manguaba.

Atrativos

Praia de Japaratinga - Ideal para quem procura sossego, é um balneário bem disputado no verão. Além de possuir uma das paisagens mais belas do município, a praia tem a seu favor diversos bares e restaurantes que oferecem uma grande variedade de pratos à base de frutos do mar.
Rio Manguaba - O encontro das águas do Rio Manguaba com as correntes do Oceano Atlântico pode ser testemunhado pelo visitante através da travessia, de balsa ou em pequenas embarcações, de Porto de Pedras a Japaratinga.
Praia de Barreiras do Boqueirão - De aspecto primitivo, tem barreiras muito altas que possibilitam visão panorâmica da região. O visitante pode se deliciar nas suas águas mornas e límpidas principalmente durante a maré baixa, quando uma grande piscina se forma. Bicas de água mineral também fazem parte dos atrativos locais.

Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Japaratinga: (82) 3297-1120


Agradecimentos: Secretaria Executiva de Turismo do Estado de Alagoas - SETUR

Fotos Japaratinga

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?