Rio Branco (Acre)

Hotéis e Pousadas

Capital Natureza, cortada pelo Rio Acre, é uma das portas de entrada para o turismo ecológico na região Amazônica. Concentrando aproximadamente 47% da população do Acre, localiza-se em ambas as margens do rio Acre, pela qual tem conexão a quase todos os municípios da microrregião do alto Purus. A cidade é a que possui a menor média de temperatura anual dentre as capitais da região norte.


Mapa

Além de muito verde distribuído por áreas preservadas de floresta nativa, a cidade oferece aos seus visitantes grandes belezas arquitetônicas, como o Palácio Rio Branco (museu com variado acervo histórico que conta a história do povo acreano), a catedral Nossa Senhora de Nazaré e a Igrejinha de Ferro. O Parque da Maternidade, às margens do igarapé de mesmo nome, é uma das maiores áreas de lazer da cidade, com anfiteatros, a Casa do Artesão e a Casa dos Povos da Floresta. Outros locais que não podem ficar fora da programação de quem visita a cidade são o Museu da Borracha, o Parque Ambiental Chico Mendes e o Parque Zoobotânico.

A porção territorial que hoje corresponde a Rio Branco foi explorada, em 1882, por Neutel Maia, que se instalou no mais importante aglomerado da localidade, o seringal "Empresa" situado à margem direita do rio Acre, onde havia grande concentração de seringais e onde era extraído o melhor látex e produzida a maior quantidade de borracha do Alto Purus.

Localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia, Rio Branco é cortada ao meio pelo Rio Acre e cercada pela floresta amazônica é o maior centro econômico e cultural do Acre. A capital tem umidade, chuva e calor intenso o ano todo. O fuso horário é de 2h a menos em relação à Brasília. No horário de verão os relógios são atrasados 3h. O acesso pode ser feito a partir de Cruzeiro do Sul onde há vôos regulares diários, na época da seca não é possível transitar pelas estradas.

O clima de Rio Branco, apresenta-se tipicamente tropical, quente e úmido, com temperatura média em torno de 25,5ºC. A amplitude térmica na estação das secas, é muito acentuada, devido aos sistemas extratropicais, não proporcionando forte nebulosidade, o que acarreta grande perda de energia pela radiação noturna, fato justificado pelas madrugadas frias, e tardes muito quentes.

Como chegar

Rio Branco possui com dois aeroportos internacionais o de Rio Branco e o Presidente Médici, está ligado às demais capitais brasileiras. O acesso por via rodoviária pode ser feito pelas rodovias BR- 364, BR-317, AC-090, AC-040 e AC-010. Ainda por via fluvial, Rio Branco se liga com os Estados do Amazonas e Pará.

Atrativos

Lago do Amapá - O local oferece pesca, lazer náutico, reserva ecológica e camping.
Praia do Riozinho do Rola - No verão, aparecem belas praias de areias claras e águas escuras.
Praia do Amapá - Com 500m, areias claras e árvores frondosas.
Palácio Rio Branco - Inspirado na arquitetura grega, tendo sua fachada ornamentada por quatro colunas jônicas, nele está instalada a sede do Governo Estadual.
Museu da Borracha - É um espaço cultural, dinâmico, destinado a coletar, pesquisar, conservar, expor e divulgar a cultura do Acre para fins de estudo, educação e lazer.
Horto Florestal - Em uma área de 17 hectares, há algumas espécies da flora amazônica, um lago com 50m de extensão, quadra de esportes, chuveiros coletivos, playground, pista de cooper, parque infantil, quadra de vôlei, campo de futebol society, restaurantes e instalações para piqueniques.
Parque Ambiental Chico Mendes - Possui zoológico, trilhas e ciclovia.
Parque Zôobotânico - Desenvolve inúmeras atividades relacionadas ao estudo, manejo, preservação e reposição de fauna e flora regionais.
Cine Teatro Recreio - Considerado Patrimônio Histórico do Acre, continua com as características arquitetônicas da época.
Catedral Nossa Senhora de Nazaré - Construção em estilo romano.
Praça dos Tocos - Também conhecida como Praça da Catedral, é um local aprazível, situada entre outros atrativos históricos como a Catedral de Nossa Senhora de Nazaré, a Assembléia Legislativa, o Fórum da Comarca de Rio Branco e o Tribunal de Justiça. Localizada no centro da cidade.

Informações Úteis

Aeroporto Internacional de Rio Branco - (68)3223-1000
Rodoviária - (68)3221-2122
Informações turísticas - (68) 3223-3998
Bancos - ABN AMRO/Real, Banco da Amazônia, BB, Bradesco, CEF, HSBC, Itaú.

Distâncias

Brasília - 3114KM
Porto Velho - 510KM
Cruzeiro do Sul - 722KM
Cuiabá - 1971KM

Agradecimentos: Ministério do Turismo.

Fotos Rio Branco

Panoramio Fotos são protegidas por direitos autoriais por seus proprietários.


Você esteve aqui?